O setor agrícola empregou 11,98% a mais nos primeiros seis meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009. Foram 175 mil novos postos com carteira assinada. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (15), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Essa foi a maior taxa de crescimento de empregos formais entre janeiro e junho de 2010.
Membro da Comissão de Agricultura da Câmara, o deputado Fernando Melo (PT-AC), comemorou o aumento de postos de trabalho no setor. O parlamentar acredita que haja também um aumento significativo na safra agrícola deste ano. “Esse é apenas mais um dado positivo dos resultados macro econômicos apresentados pelo governo Lula. Um desempenho desse no setor primário é muito positivo, porque isso garante o abastecimento de alimentos no País”, afirmou. Os dados também devem impactar nas exportações agrícolas, afirmou o parlamentar.
Dados – No primeiro semestre de 2009, o número de empregos criados na agricultura foi de 128 mil. A indústria de produtos alimentícios, por sua vez, gerou este ano 54.982 postos, com aumento de 2,96%. Também na análise do último mês, a agricultura foi a que apresentou maior variação. Na comparação com junho de 2009, foram 55.367 empregos a mais, o que representou variação absoluta de 3,5%.
Ministério do Trabalho e Emprego