O deputado Nilson Mourão (PT-AC) parabenizou nesta terça-feira (13) o governo cubano pela libertação dos primeiros 11 presos políticos de Cuba. De acordo com o parlamentar, a decisão demonstra “boa vontade” do governo cubano em atender aos apelos da comunidade internacional e de líderes religiosos daquele país.
Os presos foram libertados na noite de segunda-feira (12) depois de amplas negociações entre a Igreja Católica cubana e os governos de Cuba e da Espanha.
“É um ato muito positivo. Esperamos que também haja boa vontade da comunidade internacional com o fim do bloqueio comercial a Cuba. Esta decisão do governo cubano representa o reconhecimento de que não há mais espaço para um rigor excessivo no controle dos dissidentes cubanos. Esta iniciativa faz parte do processo de abertura de Cuba”, explicou Mourão.
Itamaraty – Após participar da mesa de abertura da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, promovida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também fez declarações de apoio à decisão cubana. “Aplaudimos o gesto do governo cubano porque achamos que isso aponta num sentido que deveria ser o certo e [espero que] as mudanças econômicas também venham com as [mudanças] políticas”, afirmou Amorim.
Na noite de segunda os presos políticos deixaram Havana, capital de Cuba, com as respectivas famílias e seguiram para a Espanha. Eles poderão decidir se ficam em território espanhol ou em outro país. No total, 52 presos políticos serão libertados nos próximos quatro meses. Eles foram presos há sete anos sob a acusação de trabalhar para os Estados Unidos.
Edmilson Freitas com agências