O Grupo Parlamentar Brasil/Países Árabes recebe nesta quarta-feira (7), às 15h30, na Presidência da Comissão de Relações Exteriores, representantes de entidades européias responsáveis pela organização da Flotilha da Liberdade II, que levará ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
O grupo é o mesmo que foi atacado por forças israelenses no final de maio, quando tentava romper o bloqueio imposto por Israel para fazer chegar ajuda a Gaza. No ataque, nove ativistas foram mortos pelos militares israelenses.
O deputado Nilson Mourão (PT-AC), presidente do Grupo Parlamentar, é um dos anfitriões da delegação européia. Segundo ele, a Flotilha II será composta por seis navios que partirão de um porto europeu para a Palestina no final de julho, numa viagem de sete dias. “Os navios levarão ajuda humanitária e a solidariedade de diversos países representados por políticos, artistas, escritores e movimentos sociais. O Brasil estará presente com parlamentares e intelectuais que estão sendo convidados”, disse Mourão.
Perversidade – O petista salientou a importância da flotilha para conscientizar o mundo da persistente “perversidade que vem sendo praticada pelo governo israelense há três anos na Faixa de Gaza, humilhando 1,5 milhão de pessoas. O cerco a Gaza é ilegal, já foi condenado pela ONU e pela comunidade internacional, mas Tel-Aviv continua a manter a ocupação que criou um verdadeiro campo de concentração a céu aberto”, disse.
Nesta quarta-feira, às 9 h, na Associação dos Docentes da UnB, no campus da universidade, os integrantes da delegação européia farão um debate sobre a questão palestina com estudantes e professores. Do grupo participam Mohammad Abdel Qader, médico, membro fundador da União dos palestinos europeus e Moh’d Mah’d Ahmad Hannoun, arquiteto, co-fundador da Assembleia Geral dos Palestino na Europa e da European Campaign to end the Siege on Gaza ( grupo que preparou a Flotilha da Liberdade. A entidade é integrada por mais de trinta ONGs e organizações civis voltadas para a defesa dos interesses palestinos.
Do grupo em visita ao Brasil participa também a jornalista e arabista italiana Angela Lano. Ela participou da Flotilha Gaza Livre e esteve a bordo do navio de bandeira turca Mavi Marmara, atacado pelas forças armadas de Israel no dia 31 de maio. Angela Lano e outros integrantes do navio foram levados para prisões israelenses e depois expulsos.
Equipe Informes