Ideb aponta melhora na qualidade do ensino no país

angelovanhoniDos 5.404 municípios avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano passado, levando em conta as séries iniciais do ensino fundamental das escolas da rede pública.

Em 2009, 50,2% das cidades ficaram acima da média nacional, que foi de 4,6 pontos, em uma escala de 0 a 10. Na avaliação anterior, em 2007, 47% dos municípios conseguiram superar a média, que era de 4,2 pontos. O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade do ensino público no país e é calculado a cada dois anos, levando em conta as notas da Prova Brasil e os índices de reprovação. O Inep estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. O objetivo é que a média nacional chegue a 6 em 2021.

Para o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), presidente da Comissão de Educação da Câmara, a melhora na média nacional das escolas, apesar de tímida, já evidencia o acerto das políticas públicas do governo Lula para a educação básica do país.

“Se compararmos com os dados obtidos em 2007, já dá para perceber que estamos caminhando em uma boa direção. Se mantivermos este ritmo, temos condições de alcançar uma média nacional de 6 pontos bem antes de 2021”, afirmou.

A plena implantação do piso salarial dos professores, o aporte de recursos do Fundeb, na avaliação do parlamentar, são mecanismos de peso na melhoria dos índices de qualidade da educação brasileira. Estes mesmos instrumentos, segundo Vanhoni, deverão atuar também na redução da desigualdade nos índices de qualidade das regiões brasileiras, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que registraram os piores indicadores.

Melhor nota – A nota mais alta foi no município paulista de Cajuru, no nordeste do estado, a 360 quilômetros da capital. Lá, a média das notas das escolas da rede pública ficou em 8,6. O pior resultado da avaliação realizada no ano passado foi registrado pelo município de Apuarema, com nota 0,5. A cidade fica no sul da Bahia, a 320 quilômetros de Salvador.

Dos 11 municípios com as piores notas nas séries iniciais do ensino fundamental, seis estão na Bahia, dois no Piauí, dois na Paraíba e um no Pará. Dos 13 municípios com as notas mais altas, sete estão em São Paulo, cinco em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.

Edmilson Freitas com agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também