O Banco Central (BC) elevou sua projeção oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 de 5,8% para 7,3%, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quarta-feira (30).
Segundo o documento, “o crescimento vigoroso registrado pelo PIB no primeiro trimestre do ano evidencia a consolidação do atual ciclo de expansão da economia brasileira”.
Na avaliação do deputado Fernando Marroni (PT-RS) os dados revelam que o Brasil está em constante crescimento. “Os números confirmam que o Brasil não pára de crescer. Segundo a expectativa da autoridade monetária, a indústria deverá crescer 11,6% neste ano, contra a expectativa anterior de 8,3% de crescimento. Então, isso revela o excelente momento que vive o nosso país. O Brasil de Lula e Dilma é um país que cresce, distribui renda e tem a economia fortalecida”, ressaltou Marroni.
Dados – Ainda segundo o documento, “a acomodação observada em abril na atividade industrial e nas vendas do comércio varejista, não constitui indicativo de alteração na tendência de crescimento, que deverá seguir sustentada pelas trajetórias favoráveis do mercado de trabalho e dos índices de confiança de empresários e consumidores, e pela intensificação das operações de crédito”.
O relatório também destaca que a atividade interna continua evidenciando o dinamismo da demanda doméstica, ressaltando-se o crescimento acentuado dos investimentos, consistente com o patamar elevado da confiança do empresariado e com o cenário de aumento do nível de utilização da capacidade instalada. O relatório destaca que o consumo das famílias continua sendo impulsionado pelo nível elevado da confiança dos consumidores, pelos aumentos recorrentes da massa salarial e pela melhora nas condições do mercado de crédito.
Equipe Informes com Agências