Pesquisa revela queda da desnutrição infantil no Brasil

22-12-luiz couto-D1O deputado Luiz Couto (PT-PB) comemorou resultado de estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde e que aponta queda de 62% no índice de desnutrição infantil no Brasil, em crianças menores de cinco anos.

De acordo com Luiz Couto, isso é resultado da política implementada pelo governo do presidente Lula, “que trouxe qualidade de vida para a população que estava na miséria e na pobreza”.

Segundo o estudo, a taxa de desnutrição em crianças menores de cinco anos no Brasil caiu de 12,5%, em 2003, para 4,8%, em 2008. A diarreia aguda, uma das maiores causas de mortalidade infantil, que havia causado 2.913 óbitos em 2003, fechou o ano de 2008 com 1.410 mortes – registrando uma redução de 51,6%.

O Programa Saúde da Família foi apontado pelo estudo como uma importante ferramenta para o diagnóstico nutricional da população, incluindo as crianças. São 30.782 equipes, agindo em 5.268 municípios, dando cobertura para 97,3 milhões de pessoas. “Esse é um programa de grande importância, em que a população é atendida em seu próprio bairro, sem precisar fazer deslocamento para o hospital e onde o médico e a equipe estão presentes para orientar as pessoas”, frisou o deputado Luiz Couto. Também colaboram para esse bom resultado, acrescentou o parlamentar petista, o programa Bolsa Família e os programas sociais desenvolvidos pelo governo Lula.

Além disso, lembrou o deputado Luiz Couto, a Pastoral da Criança tem realizado um trabalho de alimentação alternativa. “Mediante o aproveitamento de tudo que produzimos para dar qualidade de vida às crianças que, muitas vezes, não conseguiam chegar a um ano de idade porque morriam de desnutrição crônica”.

Atualmente, mais de 20 mil unidades básicas (específicas para família e postos de saúde) acompanham as condições alimentares dos brasileiros. São atendidas 6,7 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O monitoramento nutricional e a redução da mortalidade infantil vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também