Projeto prevê bolsas de estudo para cursos de idioma e informática

janete_dest2A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) apresentou na Câmara um projeto de lei (PL nº 7517/2010), que prevê a concessão de bolsas de estudo integrais para estudantes de cursos de idiomas e de informática, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo.

O objetivo, de acordo com a petista, é estimular e viabilizar o ensino de idiomas e de informática para os brasileiros de menor poder aquisitivo, visando a qualificação profissional dos jovens.

Janete lembrou que o país receberá dois importantes eventos esportivos mundiais nos próximos anos, o que reforça ainda mais a necessidade de domínio de línguas estrangeiras. “O primeiro obstáculo natural para a recepção de nossos turistas é o idioma.

Se nossos cidadãos não estiverem preparados para entender os estrangeiros e estabelecer uma comunicação adequada para o atendimento de suas necessidades, teremos dificuldades em cooperar para o sucesso desses grandes eventos”, justificou Janete. A deputada refere-se à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Critérios – A proposta prevê isenção fiscal para as escolas de línguas e informática que oferecem as bolsas, assim como o governo faz com as faculdades que oferecem bolsas do Programa Universidade para Todos. A instituição que aderir ao incentivo deverá oferecer um mínimo de 10% de suas vagas para os bolsistas e cumprir pré-requisitos para se manter no programa.

Edmilson Freitas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também