CNI/Ibope : Dilma tem 40% e venceria também no segundo turno

14-06-10-Dilma-D1A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, assumiu a liderança na disputa presidencial, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Ibope e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dilma tem 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9% das intenções de voto, considerando um cenário com apenas os três candidatos.

Esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam. Já em um cenário com 11 candidatos, Dilma lidera com 38,2% das intenções de voto, Serra marca 32,3% e Marina Silva tem 7% das intenções de voto.

Em plenário, o líder do PT, deputado Fernando Ferro (PT-PE), destacou que o povo brasileiro está reconhecendo o momento político e econômico que o país vive. “Estão aí a geração de empregos, o desempenho da nossa economia, a redução da inflação, dados que por si sós revelam a justiça e a justeza da condução da nossa política econômica e do governo do presidente Lula. Por isso, acho natural que os indicativos das pesquisas tendam a valorizar esse elemento. E nós iremos fazer uma disputa sempre em nível elevado, tratando de discutir o Brasil, o avanço social e econômico e o futuro desta nação”, disse.

O líder acrescentou que o partido vai manter o ritmo da campanha e valorizar as informações da pesquisa, “mas com humildade e o reconhecimento de que não podemos baixar guarda nem assumir qualquer tipo de ufanismo. A eleição se ganha com votos e, portanto, temos de estar preparados para os ataques e as tentativas de se desqualificar a nossa candidatura”, acrescentou.

Segundo turno – Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta, Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista tem 45%, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam. Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, Serra tinha 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.

Na pesquisa espontânea, Dilma tem 22% das intenções de voto, Serra tem 16% e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 9%. Marina Silva tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.

Segundo o deputado José Genoino (PT-SP), o resultado da pesquisa revela “que o discurso da oposição, esse verdadeiro terrorismo que se faz na Internet contra Dilma, esse discurso um tanto quanto sectário, de pegar questões menores, não projeta uma disputa política programática e de alto nível. Estamos muito tranquilos e firmes de que o caminho da disputa é defendendo o governo Lula, um programa que realizamos ao longo desses 8 anos, a construção das alianças vitoriosas que dão respaldo à candidatura da companheira Dilma. As propostas que estamos defendendo junto à população, nos partidos, através do debate da mídia, mostram que é o caminho mais certo e mais seguro”, afirmou.

Conhecimento – O levantamento CNI/Ibope também identificou um aumento no conhecimento da candidata petista pelo eleitorado. Hoje, 73% sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula. Em março, o índice era de 58%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios do país. O número de registro da pesquisa no TSE é 16292/2010.

Indecisos – O diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, afirmou que o elevado grau de indecisos demonstra que a disputa pelo eleitorado “ainda está em suas etapas iniciais, se aquecendo”, uma vez que, em março, 42 % dos entrevistados não sabiam em quem votar. No último levantamento, o índice teve uma leve redução e está em 40%.

Equipe Informes, com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também