Itaipu: Rosinha defende aprovação da revisão do tratado antes do recesso

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) defendeu nesta terça-feira a aprovação, nas próximas semanas, do acordo que eleva os pagamentos anuais feitos pelo Brasil ao Paraguai pela cessão de energia da usina hidroelétrica binacional de Itaipu. O projeto tem de ser aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação, Relações Exteriores, e Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir a plenário. A estimativa, disse, é aprovar a matéria antes do recesso parlamentar. “O esforço nosso, da bancada do PT e do governo, é para votar antes do recesso”, afirmou.

Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o acordo prevê que o Brasil pague US$ 360 milhões pela energia produzida em Itaipu que recebe do Paraguai – o valor anterior é de US$ 120 milhões.

Rosinha destacou que é a terceira vez que se corrige os valores da cessão de energia, mas a primeira que o debate é realizado no Congresso Nacional, e que não haverá impacto negativo para o consumidor. “Esse aumento de cessão de energia não vai significar aumento da quantia paga pelo consumidor pela energia , não vai recair sobre o consumidor. Por outro lado, para o Paraguai, essa correção significa uma colaboração enorme num país com graves problemas sociais”, disse.

Ele afirmou que o aumento do valor do pagamento pode ajudar a desenvolver o Paraguai.”E isso é positivo. Caso contrário, o Brasil vai receber avalanches de imigrantes que virão em busca da saúde, da educação e do emprego. Se queremos a integração, temos de perceber que toda a integração tem um determinado preço”, disse.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também