Lula participa da instalação do Fórum Brasil Conectado

jbittarO presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira (23) da abertura do Fórum Brasil Conectado. O evento no Palácio do Buriti, às 10h30, vai reunir representantes do governo, do legislativo e das entidades da sociedade civil e do setor empresarial.

O coordenador do programa de Inclusão Digital do governo federal, Cezar Alvarez, explicou que a função do fórum é discutir e apontar ações concretas para viabilizar as etapas iniciais do Plano Nacional de Banda Larga, independentemente de quem venha a comandar o Brasil a partir de janeiro de 2011. “Vamos definir metas e prioridades, independente de governo. Banda Larga é politica pública de desenvolvimento e assim deve ser tratada”, afirmou Alvarez.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que participará da abertura do evento, destacou que a constituição do Fórum Brasil Conectado é mais uma demostração do caráter democrático do governo Lula. “O governo poderia ter concebido o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) tecnocraticamente, ouvindo apenas os seus técnicos para definir metas, prazos e recursos. No entanto, optou por ouvir também o setor empresarial e a sociedade civil organizada”, disse.

Jorge Bittar enfatizou ainda a importância do PNBL. “O plano é fundamental para garantir a inclusão digital para milhões de brasileiros que hoje não têm acesso à internet, ficando privados de adquirir, com mais facilidade, bens culturais e educacionais, por exemplo”, afirmou o deputado. Ele criticou ainda os atuais preços dos serviços de internet. “Só tem acesso hoje a elite, aqueles que têm maior poder aquisitivo, por isso, é fundamental o plano do governo para garantir o acesso à internet para todos”, acrescentou.

O Fórum Brasil Conectado terá papel relevante para definir os rumos do Plano Nacional de Banda Larga. Caberá a ele, por exemplo, validar o decreto que instituiu o Plano, com definições de metas e ações para serem tomadas no curto, médio e longo prazo. O Fórum será composto por cerca de 30 integrantes, divididos em três grupos: governo, empresas e sociedade civil. Ele terá também prazo determinado de vida – até o dia 31/12, em função da troca de governo – tem eleição presidencial em outubro.

Telebrás – A expectativa do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, é de que o Fórum Brasil Conectado, comece a definir os critérios para a seleção das 100 primeiras cidades do país a serem conectadas à rede de fibras óticas do setor elétrico, que serão usadas na massificação do uso da internet no país.

A definição desses critérios, segundo o presidente da Telebrás, é importante inclusive para evitar alegações de que o plano privilegiou escolhas políticas. “Não queremos ficar à mercê de comentários de que tal cidade foi escolhida porque o prefeito é do partido A, ou do partido B”, disse Santanna. Ele enfatizou, no entanto, que a escolha deve levar em conta a boa disposição dos prefeitos para o desenvolvimento do plano.

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também