Parlamentares visitam Programa de Desenvolvimento de Submarinos

Petrole

Deputados da Bancada do PT na Câmara participaram de missão oficial da Marinha no Estaleiro e Base Naval de Submarinos (EBN), em Itaguaí – Rio de Janeiro – e no Centro Experimental de Aramar, em Sorocaba – São Paulo, na última semana. Durante a visita técnica os parlamentares tiveram a oportunidade de acompanhar a evolução do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e do Programa Nuclear da Marinha do Brasil. “É um programa fantástico, que coloca o Brasil entre os cinco países do mundo com capacitação técnica para construção de submarino nuclear. E, o mais importante, tudo com 100% de tecnologia e conteúdo nacional”, afirmou o deputado Ságuas Moraes (MT), um dos representantes da bancada petista na missão.

O Prosub prevê a construção de quatro submarinos convencionais (diesel-elétrico) e do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil. A previsão é que em 2018 dois submarinos convencionais sejam concluídos e a propulsão nuclear ficará pronta em 2020.

O deputado Ságuas Moraes explicou que o Prosub foi pensado desde 1975, mas que somente em 2006, ainda no primeiro governo Lula, ele saiu do papel. “O governo do PT sempre priorizou os investimentos em conteúdo nacional. O presidente Lula teve a preocupação em estimular e reerguer a nossa indústria naval e o estaleiro em Itaguaí foi inaugurado em 2013, pela presidenta Dilma Rousseff”, acrescentou.

Esse desenvolvimento tecnológico da Marinha brasileira, na avaliação de Ságuas, é estratégico para a segurança nacional e também para os avanços na área de rádiofármacos. “Conhecer essa experiência nos deixa em alerta para evitar que esse governo ilegítimo e entregador das nossas riquezas nacionais corte recursos ou paralise o programa”, enfatizou.

Submarinos – Considerado projeto estratégico para soberania nacional os submarinos irão reforçar a proteção dos nossos 4,5 milhões de quilômetros de costa, a chamada Amazônia Azul, de onde é retirado 90% de nosso petróleo e por onde passa 95% do comércio exterior. A execução desse projeto estratégico de alta tecnologia fica a cargo da Marinha do Brasil em parceria com a empresa francesa DCNS – Direction des Constructions Navales et Services, com transferência de tecnologia que promove a nacionalização de equipamentos e avanços nas áreas da ciência e tecnologia.

A expertise na construção do submarino de propulsão nuclear vai colocar o Brasil no seleto grupo de nações – Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia – que detém a tecnologia para o desenvolvimento desse tipo de submarino. Posição com grande repercussão no cenário internacional já que esses países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

A propulsão nuclear será aplicada a submarinos para fins pacíficos e também para produção de energia elétrica. O programa nuclear prevê ainda a construção do reator multipropósito que poderá garantir a autossuficiência do Brasil na produção de radioisótopos, principalmente de radiofármacos. O projeto é desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Além do deputado Ságuas, também representaram a Bancada no PT na missão oficial da Marinha os deputados petistas Luiz Sergio (RJ), Luiz Couto (PB), e Nelson Pellegrino (BA).
Participaram ainda da vista o senador Aloysio Ferreira (PSDB-SP), a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e os deputados Vinicius Carvalho (PRB-SP), Subtenente Gonzaga (PDT-MG), Celso Pansera (PMDB-RJ) e Gilberto Nascimento (PSC-SP).

PT na Câmara com assessoria Parlamentar

Foto: Vanessa Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100