Em um discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (16), o deputado João Daniel (PT-SE) defendeu que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), continue sendo uma estatal, patrimônio dos sergipanos. Ele lamentou que o governo federal esteja impondo aos Estados, em troca da renegociação das dívidas, a privatização de suas empresas. A Deso é uma das empresas fornecedoras de água e saneamento que estão no edital do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para uma possível privatização.
Na avaliação do deputado, essa é uma questão muito séria e precisa ser amplamente discutida com os funcionários e com a população, dada a importância de se manter uma empresa como a Deso estatal. Ele citou como exemplo a medida tomada, na última semana, pelo governador Jackson Barreto, que anunciou que todos os municípios sergipanos que estiverem em estado de emergência não pagarão a água da Deso quer for transportada por caminhões para as comunidades e as populações que estivem sem água.
“Isso demostra o quanto é importante uma empresa como a Deso ser estatal, uma empresa mista em que o governo é o acionista e é patrimônio do povo sergipano. Tratar a água e o saneamento como negócio não é o que está ocorrendo no mundo inteiro”, disse, afirmando que a grande maioria dos países que privatizaram os serviços de água e de saneamento reestatizou porque se trata de função social, trata-se de questões estratégicas, saúde pública. “Nós não podemos discutir saúde pública sem debater a qualidade da água e sem discutir um grande projeto de saneamento dos Estados e do país”, completou.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara