Zarattini: Política econômica do governo Temer é desastrosa e vai agravar crise

Lider

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), qualificou hoje (16) como “desastrosa” a política econômica que vem sendo implementada pelo governo usurpador Michel Temer. Ele lembrou que desde o golpe, em maio do ano passado, para destituir a presidenta legítima Dilma Rousseff, a crise econômica tem-se agravado e os indicadores mostram que o quadro vai piorar ainda mais.

Para Zarattini, os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Banco Central mostram que Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estão levando o Brasil para o buraco.

Segundo o BC, a atividade econômica teve queda de 4,55 % em 2016, conforme o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Esse índice é uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). O PIB oficial de 2016 será divulgado no próximo dia 7 de março.

“A indicação antecipada pelo IBC-Br do nível de atividade da economia brasileira em 2016 mostra um quadro desastroso. Antecipou o que a grande maioria do povo brasileiro está sentindo na pele”, disse Zarattini.

O líder lembrou que a renda média do trabalhador caiu 2,3% em 2016, para R$ 2.029, maior que a queda verificada em 2015, quando o governo Dilma foi sabotado pela oposição PSDB/DEM/PMDB. Já a massa de rendimento real habitual – que é a soma da renda de todos os trabalhadores – registrou queda de 3,5%.

A taxa de desemprego chegou a 11,5% e o número de desempregados alcançou a marca de 11,8 milhões de pessoas. Projeções indicam que pode chegar a 13% ainda no 1º primeiro semestre de 2017.

Ortodoxia – Zarattini disse que a política ortodoxa do governo atual aponta para um caminho “sombrio”, com mais desemprego e dificuldades para a população brasileira, além de destruir a indústria nacional com a política de valorização do real diante do dólar.

“Para se combater a inflação, valoriza-se o real, o que inviabiliza as exportações brasileiras, único setor que vinha tendo o desempenho positivo desde o governo Dilma”, disse o líder. “É claro que reduzir a inflação com a valorização do dólar é uma estratégia de pernas curtas, pois destrói a indústria nacional, reduzindo a capacidade doméstica de produção e aumento a inflação mais à frente”.

Zarattini ressaltou que o efeito da contração do consumo do brasileiro teve efeito imediato no comércio, que teve o pior desempenho em 2016 desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em 2001, com uma queda de 6,2%. “Se o comércio não vende, a produção industrial também se retrai”, explicou Zarattini.

A produção industrial caiu 6,6% em 2016, no terceiro ano seguido de queda. A perda acumulada entre 2014 e 2016 chegou a 17%. Todas as grandes categorias industriais tiveram queda na produção. O pior desempenho foi em bens de capital – indicador de investimentos – e em bens de consumo duráveis.

Segundo o líder, a expectativa de queda das vendas e produção afetou diretamente o investimento, que caiu 13,5% nos quatro trimestres encerrados no terceiro trimestre de 2016, último dado divulgado pelo do IBGE. O investimento estrangeiro também recuou.

“Esses números mostram o profundo estado de coma da economia brasileira”, comentou o líder do PT. Segundo ele, na toada atual, com a dupla Temer/Meirelles, haverá “efeitos desastrosos, com piora ainda maior nas condições do emprego e da renda nacionais”. “Em suma, só uma reversão na atual política econômica pode retirar o País desse quadro recessivo”, disse.

Equipe PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100