Senado aprova Estatuto da Igualdade Racial

16-06-10-carlos santana-D1

O Senado aprovou nesta quarta-feira o Estatuto da Igualdade Racial. O projeto, que tramitou por sete anos no Congresso, será enviado imediatamente à sanção do presidente da República.

O projeto havia sido votado no início da tarde pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde também houve acordo. Com a supressão de alguns artigos, a matéria não precisa retornar ao exame da Câmara dos deputados.

O deputado Carlos Santana (PT-RJ), presidente da comissão especial que analisou a matéria na Câmara, ressaltou a importância do estatuto. “Isso é fruto de uma luta de 10 anos que não vai terminar agora. O estatuto é um processo de reparação histórica de 350 anos de escravidão. É mais uma ferramenta de luta”, afirmou.

A votação do estatuto na CCJ foi acompanhada pelo ministro da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira, pelo deputado Edson Santos (PT-RJ), que ocupou a pasta até 2008. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o Estatuto da Igualdade Racial tem o propósito de corrigir falhas nessa relação acumuladas ao longo da história brasileira. O resgate de uma dívida histórica do país para com os negros também foi reconhecido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Equipe Informes, com Agência Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também