Seminário mostrará potencialidade do Cerrado

Cerrado25A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) especializada em meio ambiente, Ecodata, encerra na próxima semana o Programa de Capacitação em Agroextrativismo no Cerrado.

Desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o projeto ensinou trabalhadores rurais de quatro estados (GO, MA, MG e TO) e do Distrito Federal a coletar, processar e comercializar produtos à base de matérias-primas das regiões de Cerrado onde vivem, preservando o meio ambiente.

A conclusão se dará durante o IV Seminário de Desenvolvimento Sustentável na Bacia do Alto Tocantins e II Seminário de Agroextrativismo no Cerrado, que acontece no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, nos dias 17 – às 9h – e 18 de junho.

Diretamente, a capacitação beneficiou mais de três mil famílias no uso sustentável do Cerrado. Ao todo foram 75 cursos de 200 horas aula em mais de 60 municípios. Os cursos focaram a atividade agroextrativista – que combina extrativismo e agricultura familiar sustentável – em aulas teóricas e práticas. Além disso, os participantes receberam uma formação cidadã, onde aprenderam sobre direitos humanos, legislações ambiental e trabalhista, ética, primeiros socorros e outros assuntos relacionados à cidadania que vão contribuir para o desenvolvimento social das famílias e regiões beneficiadas.

Após os cursos, mais de 30 projetos na exploração econômica do Cerrado já foram implementados pelos participantes.
A capacitação, gratuita e destinada aos agricultores familiares, contou com a experiência em educação ambiental adquirida pela Ecodata nos 13 anos em que atua na promoção do desenvolvimento sustentável e da democratização da informação.

Mais de 13 mil pessoas já foram capacitadas pela entidade.

Seminário – A relação entre o Cerrado e a produção de água no Brasil será o tema central do IV Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins. A ideia é sensibilizar a população brasileira para a necessidade de preservação do Cerrado, a partir de umas das maiores preocupações atuais da humanidade: a gestão da água.
As nascentes dos principais rios brasileiros têm origem no Cerrado (94% da vazão da Bacia do Rio São Francisco nasce no Cerrado; 75% das águas da Bacia dos Rios Paraná -Paraguai também saem do bioma e o mesmo acontece com 78% das águas dos Rios Tocantins-Araguaia).

A expectativa com isso é conferir mais visibilidade ao Cerrado no cenário nacional, motivando a aprovação da PEC 115/95, do deputado Pedro Wilson (PT-GO) que passa a considerar o bioma como patrimônio nacional.

Com participação aberta à sociedade, o seminário chegou a reunir em suas edições anteriores mais de 900 pessoas para debater, entre outros temas, a gestão dos recursos hídricos, os impactos sociais das usinas hidrelétricas e o desenvolvimento sustentável do Cerrado.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também