Governo lança campanha em quadrinhos sobre prevenção à Aids

angela_portelaO governo lançou nesta terça-feira (15) uma campanha nacional de prevenção à educação sexual para estudantes das escolas públicas de todo país. A iniciativa, que faz parte do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) dos ministérios da Saúde e da Educação, prevê a distribuição de uma série de histórias em quadrinhos (HQs) sobre o tema. Os quadrinhos abordam questões como adolescência, gênero, diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos e viver e conviver com HIV/aids. A campanha foi lançada em Brasília com a presença do ministro José Gomes Temporão (Saúde).

A iniciativa, na avaliação do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), presidente da comissão de educação da Câmara, é exemplar e terá efeito duplo na saciedade. “Todas as iniciativas que têm como meta melhorar a qualidade de vida da população, de maneira geral, trazem resultados fantásticos na sociedade, à exemplo do trabalho dos agentes comunitários de saúde. Esta campanha, em especial, além de surtir efeitos diretos na saúde dos jovens brasileiros, também combate o preconceito e trata o tema da sexualidade como um direto de todos”, explicou Vanhoni.

A deputada Ângela Portela (PT-RR) considerou a iniciativa louvável e disse que, além de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, o programa deverá diminuir a ocorrência de gravidez na adolescência. “A gravidez na adolescência é uma situação preocupante em todos os estados brasileiros. Para que esta campanha cumpra o seu papel, é fundamental que estados e municípios participem intensamente, levando às escolas todos os materiais da campanha e ajudando na sua divulgação”, disse. A petista integra a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

Metodologia – De uma forma dinâmica e leve, as revistas abordarão temas como amizade, sexualidade, relacionamento, inclusão, autoestima, escola, família, preconceito, respeito e participação juvenil. Os roteiros das histórias foram desenvolvidos por roteiristas convidados e executados por ilustradores renomados como o brasileiro Eddy Barrows, atual
desenhista do Superman (DC Comics). Ele já emprestou os traços para Lanterna Verde,
Spawn. Ilustrações de Edh Muller e Yure Garfunkel também podem ser vistas nas HQs.

Edmilson Freitas

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também