Em discurso na tribuna da Câmara, o vice-líder da Bancada do PT, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), demonstrou preocupação com a onda de demissões que vem ocorrendo nos estaleiros do País e com a tentativa do presidente da Petrobras, Pedro Parente, de alijar o conteúdo nacional nas compras da estatal. “Mais de três mil metalúrgicos do Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em vez de receber um cartão de Natal, receberam um cartão de demissão”, lamentou.
O deputado lembrou que havia há bem pouco tempo no Estaleiro BrasFELS, em Angra do Reis (RJ), mais de oito mil metalúrgicos. Hoje, segundo ele, esse número caiu para a metade. “Agora só temos quatro mil metalúrgicos. E já se fala em demissões, o que pode diminuir ainda mais esse número de trabalhadores, provocando desemprego em grande escala”, anunciou Luiz Sérgio.
O parlamentar carioca relatou que, para agravar mais esse quadro, o presidente da Petrobras consultou a Agência Nacional do Petróleo para que não seja mais necessário o percentual de conteúdo nacional nas compras da Petrobras de plataformas de navio-sonda.
“Isso significa que ele quer comprar esses equipamentos lá fora. Comprar esses equipamentos lá fora é exportar o que nós mais precisamos neste momento, empregos. Comprar esses equipamentos lá fora é ver filmes como o do Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde três mil trabalhadores estão desempregados”, denunciou.
“Então, a política de liquidar o percentual de conteúdo nacional é inaceitável, porque simplesmente atende a demanda dos correntistas em detrimento da geração de empregos. Isso é contra o interesse nacional e contra os interesses dos trabalhadores brasileiros”, reiterou o petista.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara