Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ainda prestam homenagem, em pronunciamento no plenário, ao cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu nesta semana aos 95 anos. Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Evaristo Arns estava internado no Hospital Santa Catarina em decorrência de uma broncopneumonia.
O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) afirmou que Dom Paulo Evaristo Arns “foi um ícone da liberdade deste País. Um ícone do combate à ditadura militar”.
Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA), o cardeal foi uma pessoa fundamental no enfrentamento à ditadura militar e uma referência para todos que lutam por democracia no Brasil. “Sua história de defesa dos ideais democráticos e dos mais pobres e oprimidos será lembrada por todos e todas que lutam por justiça social neste País”.
Já o deputado Paulão (PT-AL) ressaltou que Dom Evaristo marcou a história, defendendo uma política humanitária, de direitos humanos. “Não tenha dúvida de que ele foi referência para as gerações presentes e para as gerações futuras”.
“Dom Evaristo foi o cardeal da esperança e da luta pela libertação do povo”, afirmou o deputado Pedro Uczai (PT-SC).
Também o deputado Nilto Tatto (PT-SP) disse que Dom Evaristo foi um profeta da esperança. “Deu voz e vez, através das Comunidades Eclesiais de Base, para a população pobre da periferia, principalmente aqueles mais marginalizados da sociedade, que são a população negra e a juventude”.
Para o deputado Luiz Couto (PT-PB) “este grande homem é um exemplo de patriota brasileiro e precisa ser lembrado por todos os defensores de direitos humanos deste País.
E o deputado José Airton Cirilo (PT-CE) reiterou que Dom Evaristo foi um grande brasileiro, “um ícone progressista da Igreja Católica no Brasil, que lutou pela liberdade, pela democracia, pelos trabalhadores e pelos oprimidos”.
Gizele Benitz
Foto: Divulgação