Ao apresentar um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) feito entre dezembro de 2015 a agosto de 2016, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) criticou, nesta terça-feira (7), na tribuna da Câmara, a cobertura negativa e o verdadeiro ”massacre” que o Jornal Nacional, da Rede Globo, promove contra a imagem do ex-presidente Lula.
A parlamentar destacou que, nesse período, o telejornal apresentou 13 horas de reportagens negativas sobre o ex-presidente e nem um segundo sequer de viés positivo. “Se dividirmos essas 13 horas de massacre pelos dias em que esse telejornal vai ao ar, vamos constatar que o Jornal Nacional criou praticamente um quadro, com duração de 3 minutos e 31 segundos, para atacar, difamar e caluniar, todas as noites, o ex-presidente Lula. Esse quadro não tem nome, mas poderia se chamar Massacrando Lula”.
O estudo da UERJ foi preparado pelo cientista político, sociólogo e mestre em Filosofia João Feres Júnior, que é vice-diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), que produz o Manchetômetro, indicador das tendências políticas da mídia brasileira.
Assessoria Parlamentar