PT referenda nome de Dilma para Presidente do Brasil em convenção no domingo

Dilma_candidata2Começou oficialmente nesta semana o período definido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias que irão definir os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador, senadores e suplentes, deputado federal, estadual ou distrital.

O Partido dos Trabalhadores escolheu este domingo (13) para reunir, em Brasília, convencionais e militantes do PT de todo o país para referendar o nome da ex-ministra Dilma Rousseff como candidata à Presidência. Também na convenção nacional, os petistas devem aprovar a aliança nacional com o PMDB e o nome indicado pelo partido – deputado Michel Temer (PMDB-SP) – para vice-presidente, na chapa com Dilma. A Convenção Nacional do PT acontece a partir das 10h no Centro de Eventos Unique Palace – Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 30, próximo à Ponte JK.

Na convenção nacional os petistas vão também formalizar a autorização para que a Executiva Nacional do partido homologue as chapas majoritárias nos estados – candidatos ao governo e ao Senado, e as alianças definidas pelas Executivas estaduais do PT. A Executiva Nacional terá até o dia 5 de julho para registrar a candidatura à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral. É esse também o prazo para que a Executiva faça, nos Tribunais Regionais Eleitorais, a inscrição de todos os seus candidatos ao governos estaduais, ao Senado, Câmara e assembléias legislativas.

O Partido dos Trabalhadores já definiu que terá candidatura própria em 11 estados. No Acre o candidato do PT será o senador Tião Viana; Jaques Wagner tenta reeleição na Bahia; Agnelo Queiroz disputa o governo do Distrito Federal; Zeca do PT será candidato ao governo do Mato Grosso do Sul; Ana Júlia tenta reeleição no Pará; o deputado Eduardo Valverde vai disputar o governo de Rondônia; Tarso Genro é o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul; a senadora Ideli Salvati disputa o governo de Santa Catarina; Marcelo Deda tenta a reeleição em Sergipe, o senador Aloizio Mercadante é o candidato do partido ao governo de São Paulo; e Paulo Mourão disputa o governo do Tocantis.

Oito deputados da bancada do PT na Câmara disputarão uma vaga no Senado. São eles: Bahia – Walter Pinheiro; Mato Grosso – Carlos Abicalil; Pará – Paulo Rocha; Roraima – Angela Portela; Ceará, José Pimentel; Santa Catarina- Cláudio Vignatti; Goiás – o candidato será o deputado Rubens Otoni ou o deputado Pedro Wilson; e Piauí – o deputado Antônio José Medeiros disputará a vaga do Senado ou será candidato a vice-governador do estado. O deputado Nilson Mourão (PT-AC) será candidato á suplência de senador, na chapa com o ex-governador do estado Jorge Viana.

Disputam ainda pelo PT uma vaga ao Senado, Marilene Corrêa (AM); Marcos Roberto (AP); Fernando Pimentel (MG); Delcídio do Amaral (MS); Humberto Costa (PE); Wellington Dias (PI); Gleise Hofman (PR); Lindeberg Farias (RJ); Hugo Manso (RN); Fátima Cleide (RO); Paulo Paim (RS); Marta Suplicy (SP); e Sadi Cassol (TO).

Também da atual bancada do PT, alguns deputados já anunciaram que não serão candidatos a nenhum cargo nestas eleições. São eles: Antonio Palocci (SP); Domingos Dutra (MA); José Eduardo Cardozo (SP); e Virgílio Guimarães (MG). Os demais deputados, a princípio, tentarão mais um mandato na Câmara.

Calendário – O prazo legal para as convenções termina no dia 30 de junho. A partir das datas das convenções definidas pelos partidos, emissoras de rádio e de televisão não poderão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato.

A propaganda eleitoral pode ir às ruas a partir de 6 de julho. A propaganda fica liberada das 8 às 22 h através de alto-falantes ou amplificadores de som nas sedes partidárias ou em veículos. Também ficam permitidos os comícios das 8h da manhã até a meia-noite. Também a partir do dia 6, a legislação eleitoral permite a veiculação de campanha na internet.

Pelo calendário das eleições 2010 a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 17 de agosto (47 dias antes do pleito) e vai até 30 de setembro – três dias antes da votação.

O prazo para propaganda nas ruas; distribuição de material gráfico, promoções de caminhadas, carreatas e passeatas encerra às 22 h do dia 2 de outubro. O primeiro turno da votação será no dia 3 de outubro, das 8 às 17 h, em todo o país.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também