Luizianne Lins defende medidas inovadoras para combater violência de gênero no País

Luizianne Lins

A relatora da Comissão Permanente Mista de Combate a Violência contra a Mulher, deputada Luizianne Lins (PT-CE), defendeu nesta quarta-feira (30) medidas inovadoras para combater a violência de gênero, praticadas contra mulheres, transexuais e travestis. A declaração ocorreu após audiência pública que debateu os casos de mulheres vítimas de mutilações por seus companheiros e a violência praticada contra transexuais e travestis. Participaram da reunião representantes do governo, psiquiatras, advogadas, e representantes de organizações defensoras dos direitos de pessoas transexuais e travestis.

“Nós temos acompanhado que a violência se materializa de várias formas, desde os maus tratos, passando pela desqualificação, até chegar à agressão, às mutilações, podendo alcançar o assassinato. A gente já sabe como e porque essa violência acontece, agora precisamos buscar soluções para combater isso”, ressaltou.

Entre essas formas inovadoras, a parlamentar deu o exemplo do uso da tornozeleira eletrônica- para que a justiça e a polícia evitem a aproximação do agressor- e o uso do botão do pânico- método pelo qual se utiliza de um pager para acionar a polícia sempre que a pessoa se sentir ameaçada por algum agressor previamente identificado.

“Uma ideia interessante que já ouvimos aqui na comissão, é a das autodenominadas promotoras populares, que são mulheres que se organizam em comunidades e distribuem apitos para serem usados no caso de agressão doméstica. Dessa forma o alerta se espalha pela comunidade, constrangendo o agressor e contribuindo para a ação da polícia”, afirmou.

Durante a primeira parte da audiência, que debateu as mutilações sofridas pelas mulheres, o foco do debate se concentrou nas sequelas físicas e psíquicas decorrentes da agressão. A Coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Vilela, disse que a Lei 13.239/15, promulgada pela presidenta eleita Dilma Rousseff, é um instrumento poderoso de auxílio às mulheres vítimas de mutilações.

“Essa lei acrescenta mais um atendimento à mulher em situação de violência, garantindo a plástica reparadora, que não atende apenas o aspecto físico, mas também repara a auto estima da mulher agredida”, destacou.
Sob o ponto de vista psicológico, a representante da Associação Brasileira de Psiquiatria, Gislene Valadares, disse que também é necessário garantir a saúde mental da vítima de mutilação.

“Não apenas o aspecto físico é afetado, mas principalmente o psicológico. É preciso curar também a alma, porque podem aparecer sequelas como ansiedade e depressão, causando tentativas de suicídio e até o vício no uso de drogas lícitas e ilícitas”, apontou.

Transexuais– Na segunda parte da audiência pública foi debatida a violência existente contra transexuais e travestis. A representante da Rede Nacional de Pessoas Trans e Travestis do Brasil, Paula Benett, apresentou números alarmantes da violência contra este segmento da sociedade. Segundo dados da entidade, até setembro deste ano ocorreram 127 assassinatos, 35 tentativas de assassinatos e 38 agressões. Os principais meios utilizados nos crimes foram- pela ordem- armas de fogo, armas brancas (facas, punhais e etc) e o uso das próprias mãos.

Uma das formas de reduzir essa violência, na avaliação da representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil, Bianca Moura, seria o Estado oferecer novas oportunidades de trabalho para essas pessoas.

“Temos que lutar por políticas públicas para evitar a agressão praticada nas ruas. Nesse caso, a principal delas é por causa da prostituição. Hoje, trans e travestis são levados a se prostituir pela falta de oportunidade, pela rejeição da família ou pelo preconceito da sociedade. A prostituição pode até ser uma opção, mas nunca uma imposição”, defendeu a ativista que é servidora pública concursada do Governo do Distrito Federal.

Héber Carvalho
Foto: Salu Parentes/PTnaCâmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100