O deputado João Daniel (PT-SE), coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara, divulgou, no plenário da Câmara, nota oficial do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) sobre a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. Líder da revolução cubana, Fidel Castro morreu aos 90 anos na última sexta-feira (25), em Havana.
Na nota, o MST diz que “Fidel fará sempre, e cada vez mais, falta junto a todas e a todos que ousam sonhar e lutar por uma humanidade que se encontre, plenamente, com os ideais do humanismo, da democracia, da justiça social e da fraternidade, os ideais de uma humanidade socialista. O papel do indivíduo na história Fidel o preencheu com a de um Comandante Revolucionário: sábio, incansável, forte e humano”.
E, ainda, “com a maestria que caracteriza os que entram para a história por seus ideais altruístas, Fidel soube conduzir o Povo Cubano a andar de cabeça erguida, digno, altivo, ciente que é portador da esperança de uma nova sociedade para a humanidade. Juntos, Comandante e Povo, descobriram que a Revolução é cotidiana”.
Na avaliação de João Daniel, “Fidel Castro foi exemplo de luta contra o imperialismo, o exemplo de luta por justiça que transformou um país, uma ilha, num dos melhores sistemas de saúde do mundo, num povo alfabetizado, culto, num exemplo de que é possível mudar o mundo. Parabéns ao povo cubano!”, afirmou o deputado.
AP com PT na Cãmara