O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou, em pronunciamento no plenário, a passagem do Dia Internacional da Tolerância, comemorado na data de hoje, 16 de novembro. “ Este dia, instituído pela ONU, serve como reflexão sobre o conceito e a importância da tolerância em qualquer sociedade e sobre os meios para sua promoção. Que possamos lutar para acabar com a intolerância, que é muito grande — tanto a intolerância religiosa, quanto a intolerância política, a intolerância social, a intolerância racial”, disse o parlamentar petista.
O Dia Internacional da Tolerância foi criado em 1996, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia surgiu a partir do Ano das Nações Unidas para a Tolerância, em 1995, que foi decidida e programada desde 1993, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. A data tem o objetivo de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações.
No Brasil, ainda comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data que também possui o significado de conscientizar à população a respeitar as diferenças religiosas que existem no país.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara