Relator recomendará aprovação do Estatuto das Populações Extrativistas e do Dia Nacional do Extrativismo

1angelim

O deputado Angelim (PT-AC)manifestou nesta quinta-feira (10) total apoio ao projeto de lei (PL 1.486/15) que cria o Estatuto das Populações Extrativistas e institui o Dia Nacional do Extrativismo, de autoria do deputado Afonso Florence (BA), líder da bancada do PT na Câmara. A afirmação ocorreu durante audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da qual participaram vários representantes de entidades defensoras do setor. O parlamentar acreano é o relator da proposta no colegiado.

“Meu voto será favorável à proposição, reconhecendo a importância das comunidades extrativistas para a economia, o desenvolvimento sustentável e a cultura nacional. O Estado precisa assegurar a essas comunidades os serviços adequados na área da saúde, da previdência, de financiamento de produção além da proteção aos recursos dos quais essas comunidades dependem para sobreviver”, afirmou Angelim.

O parlamentar disse ainda que o setor extrativista representou no passado e ainda representa importante segmento da economia brasileira. Angelim destacou o período do ciclo da borracha, quando a extração do látex das seringueiras se tornou a principal atividade econômica do Acre. Segundo ele, nos dias atuais o setor ainda é importante meio de sobrevivência e de geração de emprego e renda em várias regiões.

“Assim acontece no Norte, com a extração da castanha, do buriti, do babaçu e do cupuaçu, e na região Centro-Oeste com o pequi e o baru, assim como em outras regiões do País”, explicou.

O petista também destacou que a instituição do Dia Nacional do Extrativismo é uma justa homenagem a Chico Mendes. O projeto propõe que a comemoração seja realizada no dia 22 de dezembro, data da morte do líder seringueiro.

Para o extrativista marinho da Reserva Extrativista de Canavieiras (BA) e Conselheiro do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), Carlos Alberto Pinto dos Santos, a implementação do Estatuto é mais uma ferramenta de empoderamento dessa parcela da população.

“Nós estamos discutindo a criação do Dia Nacional do Extrativismo em homenagem a um companheiro visionário. E graças à luta dele hoje temos cerca de 50 reservas regulamentadas e mais de 200 pedidos de criação de outras reservas. Agora precisamos do Estatuto como instrumento de fortalecimento dos povos tradicionais, uma vez que a maioria deles sobrevive quase que exclusivamente desse meio de vida”, observou.

O líder extrativista lembrou que já existe legislação que institui políticas públicas nesse sentido, mas esclareceu que é necessário um Estatuto que especifique os direitos dos beneficiários e deveres do Estado.

Nesse sentido, Angelim lembrou que o ex-presidente Lula editou o decreto 6.040/07 que, entre outros pontos, institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos de Comunidades Tradicionais com o fortalecimento de direitos territoriais, sociais, ambientais e culturais desses povos.

Projeto– O projeto de lei 1.486/15 define a população extrativista como aquela que ocupa e usa territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos e práticas transmitidos pela tradição.

A proposta também obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a implementar uma política de saúde voltada às populações extrativistas. Essa ação terá de oferecer serviços adequados às características socioculturais, com ênfase nas práticas da medicina tradicional desses grupos, e também incentivar ações voltadas às relações de gênero.

O texto determina ainda que a biodiversidade das reservas extrativistas seja protegida com a criação de áreas livres de organismos geneticamente modificados. Além disso, o poder público deverá garantir às populações extrativistas o acesso facilitado aos recursos financeiros do governo, para o financiamento das suas atividades econômicas produtivas e de reprodução social.

Héber Carvalho

Foto: André Medeiros

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100