Brasil vive Estado de exceção que intensifica a criminalização dos movimentos sociais, avaliam parlamentares

cdh2 lula marques

Em tempos de golpe de Estado, repressão, perseguição política e silenciamento de opositores são práticas sistemáticas e ainda mais recorrentes. O Brasil de 2016 não é exceção. Para discutir alternativas para frear essa onda repressiva, que emprega também a estratégia de criminalizar a atuação política dos movimentos sociais, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública, nesta quarta-feira (9).

Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), proponente da audiência, a intensificação da repressão se deve à reação da sociedade contra os retrocessos impostos pelo golpe contra a democracia brasileira aplicado por Michel Temer e seus aliados. “A sociedade brasileira não está aceitando os retrocessos implementados pelo governo golpista do Temer e, na medida em que ela se movimenta, se organiza e se mobiliza para lutar contra esses retrocessos em curso, ela é também intimidada e criminalizada”, argumentou Tatto, que é vice-presidente da CDHM.

No entendimento do deputado Padre João (PT-MG), presidente da CDHM, a postura dos agentes do poder público em relação aos movimentos sociais tem violado direitos e garantias constitucionais. “A escalada de repressão aos movimentos populares reforça nossa percepção de que um Estado de exceção está sendo consolidado no Brasil. A evidência disso é a utilização de instrumentos judiciais e da força policial abusiva, em flagrante desrespeito às garantias fundamentais, para sufocar manifestações legítimas”, afirmou o parlamentar mineiro.

De acordo com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), “não há nenhuma dúvida de que nós estamos vivendo um processo de quebra da normalidade democrática” por parte de forças do Estado. “Estamos vivendo um verdadeiro Estado de exceção e isso se comprova por decisões do poder Judiciário, condutas do Ministério Público, postura das polícias, a sensação de impunidade daqueles que violam a lei e um imenso processo de criminalização dos movimentos sociais e de suas lideranças. É preciso que se debata essa questão e que se apure essas denúncias porque a cada dia, em diferentes locais do País, isso está se multiplicando”, destacou Pimenta.

Um dos convidados da audiência pública, o procurador da República e ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff, Eugênio Aragão, fez duras críticas a setores do próprio Judiciário e do Ministério Público. “O que nós estamos vendo hoje é uma degradação, uma deterioração do nosso tecido institucional. A mídia se tornou tão forte nesse País que ela dita as agendas até do poder Judiciário e do Ministério Público. E, evidentemente, há aí um interesse recíproco nisso. No uso arriscado de atribuições legais e constitucionais há sempre um interesse em alavancagem, em termos de ganhos, de prestígio da carreira. E me parece que isso que estamos vivendo hoje tem muito a ver com essa disfuncionalidade”, avalia o procurador.

As outras expositoras da audiência foram Beatriz Vargas, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB); Ivana Farina, presidenta do Conselho Nacional de Direitos Humanos; Ravena Soares Carvalho, estudante secundarista integrante da ocupação do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Brasília (DF); e Rosana Fernandes, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e coordenadora pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes, que foi invadida sem mandado judicial pela Polícia Militar de São Paulo na última sexta-feira (4).

Confira no link abaixo o vídeo completo da audiência pública, da qual também participaram os deputados Adelmo Leão (PT-MG) e Patrus Ananias (PT-MG).

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/videoArquivo?codSessao=58273&codReuniao=45643

Rogério Tomaz Jr.
Fotos; Lula Marques/Agência PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100