“Pedro Yamagushi Ferreira encantou-se para sempre na semana passada, nas águas do Amazonas”. Foi assim que o deputado Pedro Wilson (PT-GO) lembrou o passamento do filho do “querido amigo” Paulo Teixeira, que definiu de “filho da fé e da esperança” de um Brasil solidário.
Pedro Wilson aproveitou a Sessão Solene de homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente para lembrar o acidente que acometeu o advogado e militante Pedro Yamagushi, que foi vítima de afogamento no Rio Negro, na última quarta-feira.
Pedro Wilson comparou o jovem advogado ao Bispo Dom Pedro Casaldáliga, de São Felix do Araguaia, ao afirmar que era “amante da natureza e da Amazônia de todos nós” e que, optou por advogar – aos 26 anos de idade – para os índios e ribeirinhos e para os direitos humanos. O deputado destacou a trajetória de Yamagushi lembrando que era advogado da Pastoral Carcerária e que deixou São Paulo para se dedicar e defender “os primeiro habitantes” da Amazônia: “encantou-se para o universo de Deus, em defesa da vida, da Amazônia e da natureza” completou o parlamentar petista.
“Pedro de Deus, da natureza, de Alice e Paulo, da justiça e paz. Deus de Pedro, advogado da liberdade e também da vida eterna.
Por isso, a nossa homenagem a alguém que optou ir para a Amazônia para defendê-la e aos seus primeiros habitantes.
Peço permissão a V.Exa. para incluir um texto que está circulando na Internet e que fala da vida desse jovem, Pedro Yamaguchi Ferreira.
Por que ele, um advogado de 26 anos, optou por sair de São Paulo, da Pastoral Carcerária, e ir para a Amazônia? Certamente em defesa da vida, em defesa da Amazônia e da natureza”.