Dilma Rousseff, presidenta legitimamente eleita do Brasil e afastada por um golpe parlamentar, foi declarada “Visitante Ilustre” de Montevidéu pelo prefeito Daniel Martinez, na última sexta-feira (4). Confira o vídeo abaixo com o registro da solenidade.
A presidenta foi ao Uruguai também para participar da “Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo“, organizada pela central PIT-CNT e pela Frente Ampla, coalizão de partidos de esquerda que governa o Uruguai desde 2005. Dilma visitou a sede do sindicato e, em seguida, falou em ato público realizado na Plaza Libertad.
O secretário-geral do PIT-CNT, Marcelo Abdala, congratulou Rousseff. “Estamos aqui para você reafirmar a importância da democracia. A democracia está correndo risco em nossa região, no Brasil, por exemplo, ocorreu um golpe contra a presidenta eleita por 55 milhões votos”, lembrou o dirigente.
A brasileira se disse honrada pelo convite e pela homenagem. “É para mim uma honra ter sido convidada pelo PIT-CNT para participar deste ato pela democracia e confirmar a solidariedade entre nossos povos e movimentos”, afirmou Dilma, para quem “no hemisfério sul vemos um movimento que, como no caso do Brasil, tenta retornar a uma situação vivida no passado”, referindo-se à ofensiva conservadora em todo o continente americano.
“Estou muito preocupada porque este é um processo que tem uma característica continental. Devemos colocar a democracia no centro das nossas lutas. Sem democracia há não como manter a luta contra as desigualdades, como solidariedade e construir a cooperação entre nossos povos”, ressaltou.
Dilma disse ainda que “os direitos trabalhistas conquistados com quase um século de luta agora estão profundamente ameaçados” pelo avanço da direita e elogiou o amigo e ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica. “Vemos uma grande insegurança nas pessoas, que estão ameaçadas de perder seus empregos. O papel da democracia é reconhecer-nos como pessoas com direitos iguais. Mas estou muito feliz de estar aqui e ver a força da solidariedade do povo uruguaio. E eu sei o Uruguai deixou grandes conquistas para a humanidade na era moderna. Um país que tinha Pepe Mujica como presidente, um líder, é um país que tem todas as condições para ajudar a transformar a vida de povos latino-americanos”, destacou.
Lula – A petista também denunciou a campanha com um “nível monstruoso de desconstrução da imagem” contra o ex-presidente Lula. O ataque contra Lula, ressaltou Dilma, gerou um aumento do “número de pessoas dispostas a votar nele” na eleição de 2018, bem como a quantidade de pessoas que percebem a perseguição sofrida por ele.
PT na Câmara com El País do Uruguai e portal Vermelho