Ana Perugini homenageia Lula: “Ícone mundial de combate à fome”

1LulaAnaP

Em artigo, a deputada Ana Perugini (PT-SP), homenageia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completou 71 anos no último dia 27 de outubro. “Graças à obsessão de Lula e seu comprometimento com a classe trabalhadora, 36 milhões de brasileiros e brasileiras saíram da miséria extrema, batendo a meta estabelecida pela ONU. A esperança havia vencido a fome, e o ex-metalúrgico se consolidava como o maior líder da América Latina e ícone mundial no combate à fome”, diz o texto.

Leia a íntegra:

Ana Perugini*

“Sempre que me encontro com Lula, me emociono. É inevitável olhar seus olhos e não dimensionar o tamanho de seu ser. Sua contribuição para a redução da desigualdade social no nosso país. Além de dar mais oportunidades aos menos favorecidos e transformar uma nação de poucos em um país de todos, Luiz Inácio Lula da Silva alimentou o espírito do povo brasileiro e mostrou que a esperança é uma chama que devemos manter acesa nos nossos corações.

Foi essa esperança que o manteve firme em tempos tão difíceis, no agreste pernambucano, quando passou fome e uma série de outras dificuldades com as quais o povo pobre, sobretudo do Nordeste brasileiro, aprendeu a conviver durante décadas de governos elitistas e oligárquicos, regidos pela chamada política do café com leite, pelo regime militar e pelo neoliberalismo.

Com a esperança e a obstinação de quem sabia que podia ser e fazer mais, Lula deixou Pernambuco, notabilizou-se como líder sindical, venceu o preconceito e tornou-se o primeiro presidente da República vindo do povo.

Quando assumiu a presidência, em 2003, disse: “se eu garantir que todo brasileiro faça três refeições por dia, ficarei feliz”.

Onze anos após a declaração, o Bolsa Família foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como fundamental para a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome. O reconhecimento internacional veio com uma série de prêmios, entre eles o da Associação Internacional de Segurança Social, que o classificou como o mais importante do mundo dentro dos grupos de programas de transferência condicional de renda e o alçou como modelo mundial.

Graças à obsessão de Lula e seu comprometimento com a classe trabalhadora, 36 milhões de brasileiros e brasileiras saíram da miséria extrema, batendo a meta estabelecida pela ONU. A esperança havia vencido a fome, e o ex-metalúrgico se consolidava como o maior líder da América Latina e ícone mundial no combate à fome.

Lula deu o peixe. Mas também ensinou a pescar. Aumentou em mais de 20 vezes o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criou 214 novas escolas federais, número maior do que o de todas as escolas já criadas na história do nosso país, e instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda. Com o ProUni, o Brasil iniciou a maior inclusão universitária da história, permitindo que filhos de pedreiros e empregadas domésticas se formem em medicina, engenharia e em outras áreas, antes reservadas aos ricos.

Lula é um revolucionário nato. No seu governo, igualdade de gênero virou política de Estado. Em seus primeiros atos, em janeiro de 2003, nomeou mulheres para seu ministério e criou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Os gestos marcaram um novo momento da nossa história, em relação à formulação, coordenação e articulação de políticas públicas de promoção da igualdade entre mulheres e homens. Com Lula, começamos, enfim, uma trajetória sólida de combate ao machismo e de luta pelo empoderamento feminino.

Nesse dia em que Lula comemora 71 anos e que nós celebramos 14 anos da eleição que marcou o início uma revolução social em nosso país, quero dizer que o respeito e o admiro. Não só por sua trajetória vitoriosa do sertão ao Planalto, mas por tudo que fez pelo Brasil, pelo povo brasileiro, pelo “cara” – segundo Barack Obama – que se tornou e pela nova cara que deu ao nosso país lá fora.

Lula é do povo. Lula é a cara do povo. Lula é a essência do povo brasileiro, que sofre, luta e continua esperançoso e perseverante, lutando por dias melhores. O Brasil precisa de um cara como Lula.
Feliz aniversário, presidente! Muito obrigada por tudo”.

*Ana Perugini é deputada federal pelo PT/SP, coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, integrante da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher e 2ª

vice-presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.

Assessoria Parlamentar

Foto: Ricardo Stuckert

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100