O deputado Luiz Couto (PT-PB) avaliou, em pronunciamento no plenário, que a eleição deste final de semana foi “a eleição da abstenção e que a Operação Lava-Jato como boca de urna funcionou plenamente”. De acordo com o parlamentar petista, após o golpe político, jurídico e parlamentar, parte da grande mídia agressivamente investiu no lado financeiro e golpista, nas eleições municipais. “O ataque midiático e financeiro levou parte dos eleitores a votarem em qualquer outro candidato e não no candidato com propostas e com base política alicerçada em pilares da construção social. Historicamente, o país teve em 2016 o maior índice de votos nulos, brancos e de abstenções”, disse.
Luiz Couto saudou os eleitores que foram às urnas e disse que o PT não perdeu a guerra. “Nosso Partido dos Trabalhadores fez e faz história a cada eleição. Esta história está registrada no rosto dos trabalhadores e das trabalhadoras deste País. Encontra-se registrada no rosto de cada negro, índio, pardo, amarelo e branco que acreditam e que se envolvem no amanhã de forma honesta e que se envolve em um novo período da luta de classes e de direções em todos os níveis sociais. O PT pode até ter perdido alguns postos políticos de forma desonesta e sádica. Mas, não perdemos a guerra. Não perdemos o jeito. Não perdemos a forma de lutar com honestidade”, afirmou.
Luiz Couto defende que o PT volte às bases para a luta contra os golpistas. “Daqui em diante nosso Partido dos Trabalhadores volta aos trabalhos com funções ainda mais importantes: pela luta da classe trabalhadora, contra os golpistas e usurpadores, contra o projeto neoliberal apregoado pelas elites, contra a destituição de direitos trabalhistas, previdenciários e sociais. Contra a venda dos bens nacionais. Contra o ódio e a mentira apregoada pela mídia e por políticos inescrupulosos deste país. Espero que o Partido dos Trabalhadores seja uma nova base política de resistência nas ruas. Não é apenas com cargos eletivos que se faz a verdadeira política e que se luta pelo bem do povo. É com ideologia social e com um planejamento em defesa de seus direitos e de um País melhor e justo. Vamos à luta! Renasceremos melhores do que já proporcionamos”, reiterou o parlamentar do PT.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara