Uma vitória do povo brasileiro, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todos que defendem que a população brasileira tenha um serviço público de saúde de qualidade. Foi assim que o deputado João Daniel (PT-SE) classificou a prorrogação do programa Mais Médicos. Idealizado e implementado no governo da presidenta Dilma Rousseff, o programa, inicialmente, enfrentou a resistência por parte de setores médicos conservadores, mas depois conquistou respaldo, principalmente da população que historicamente sofria com a falta e a má distribuição de médicos, especialmente as pessoas que moram em cidades do interior do país e nas regiões mais afastadas das grandes metrópoles.
“Tive a oportunidade de acompanhar todo o debate de criação e implantação do programa Mais Médicos e a reação inicialmente contrária por parte de setores conservadores da própria corporação. Mas o tempo e a sociedade foram mostrando que não era possível combater um programa tão importante, tão necessário como o Mais Médicos, criado e idealizado pela presidenta Dilma, uma grande e guerreira mulher”, afirmou.
Com a aprovação da Medida Provisória 723/2016, na Câmara e no Senado, e publicada no dia 12 de setembro último, sob a forma da Lei nº 13.333/2016, o Mais Médicos foi prorrogado por três anos. “Essa é uma vitória do povo brasileiro, uma vitória do SUS, uma vitória de todos aqueles que defendem que a nossa população precisa de um serviço público de saúde de qualidade”, afirmou João Daniel. Ele disse que o programa conquistou os médicos brasileiros. “Hoje, todos os novos médicos do país se inscrevem para ocupar suas vagas e 100% delas são praticamente cobertas por eles”, acrescentou.
O deputado João Daniel lembrou que é patente o interesse da medicina privada, das corporações que querem o SUS enfraquecido, para que o setor privado ganhe espaço e acabe forçando, cada dia mais, as pessoas a ter que adquirir planos de saúde. “De parabéns todos que lutaram pelo programa Mais Médicos, a presidenta Dilma, a Câmara e o Senado, que aprovaram uma conquista, hoje realidade do povo brasileiro. Parabéns a todos os médicos e médicas, em especial aqueles que vieram de fora do Brasil, principalmente os cubanos, que dão carinho e amor ao nosso povo brasileiro”, disse João Daniel.
Assessoria Parlamentar
Foto: Divulgação