Em nota divulgada nesta sexta-feira (2), o líder da Bancada do PT, deputado Afonso Florence (BA), repudia a repressão da Polícia Militar de São Paulo, sob o comando do tucano Geraldo Alckmin, contra manifestantes que tem ido às ruas protestar contra o governo ilegítimo e golpista Michel Temer. “O povo brasileiro tem o direito de ir às ruas em defesa das conquistas econômicas, sociais e trabalhistas que os golpistas querem retirar”, afirma a nota.
No documento, o líder afirma ainda que a Bancada do PT tomará todas as medidas legais para que os responsáveis pela atual onda de repressão, truculência e arbitrariedades sejam punidos. “O movimento autoritário e antidemocrático que ressurge no País no pós-golpe será denunciado a organismos internacionais e à comunidade mundial. A democracia brasileira está em risco”.
Leia a seguir a integra da nota:
NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA
A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara repudia a repressão da Polícia Militar de São Paulo, e de outros estados, contra manifestantes que têm ido às ruas para protestar contra o governo ilegítimo e golpista Michel Temer.
É inadmissível que depois de 31 anos nós, brasileiros que reconquistamos a democracia, voltemos a um cenário típico dos anos de chumbo da ditadura militar.
A PM, sobretudo de São Paulo, sob o comando do tucano Geraldo Alckmin, continua agindo como uma máquina de guerra interna contra brasileiros que se manifestam em defesa da democracia.
O povo brasileiro tem o direito de ir às ruas em defesa das conquistas econômicas, sociais e trabalhistas que os golpistas querem retirar. Tem também o direito de defender a democracia contra o golpe de Estado travestido de impeachment.
O presidente golpista Temer incitou a violência a pretexto de refutar o caráter golpista de seu governo. A Bancada do PT condena tal atitude e reafirma sua luta pela democracia e pelo direito de livre expressão e de manifestação.
A Bancada denuncia a adesão de órgãos da grande imprensa ao golpe, posição que se torna clara ao insuflarem a repressão às manifestações. Esses mesmos veículos de comunicação apoiaram os anos de chumbo e compactuaram com as arbitrariedades e a violência que ceifaram vidas nos porões da ditadura.
A Bancada do PT tomará todas as medidas legais para que os responsáveis pela atual onda de repressão, truculência e arbitrariedades sejam punidos. O movimento autoritário e antidemocrático que ressurge no País no pós-golpe será denunciado a organismos internacionais e à comunidade mundial. A democracia brasileira está em risco.
Brasília, 2 de setembro de 2016
Afonso Florence (PT-BA), líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados
Fotos: Jornalistas Livres/Tatiana Maria