Abicalil recebe pleitos de líderes indígenas de todo o Brasil

17-11-abicalil-D2O vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), participou de audiência com líderes indígenas e  representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), nessa quarta-feira (2), em Brasília.

Membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, Abicalil intermediou as tratativas dos líderes indígenas e a FUNAI na garantia de políticas indigenista e dos direitos dos índios. Abicalil lembra que o Governo do Presidente Lula foi o primeiro a convocar os povos indígenas para discutir os direitos e ações dos índios.

De acordo com os representantes dos povos indígenas, a preocupação maior está na garantia de uma saúde de qualidade nas aldeias. Eles pediram ao deputado Abicalil que apóie a medida provisória 483 – proposta do Governo Federal que dá status de ministério a quatro secretarias especiais da Presidência da República, cria 134 cargos e muda a lei
sobre contratação temporária de agentes públicos (Lei 8745/93) para permitir a contratação em casos de “emergências em saúde pública”.

Segundo os índios, a medida pode criar uma Secretaria Especial da Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde, de modo a aumentar a atenção das garantias dos índios. Para eles, hoje o serviço é precário e insustentável manter esta garantia sob a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Outra medida reivindicada pelos líderes é referente à criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista, composta por índios, não índios e o Governo. Este conselho seria responsável por debater as políticas indígenas, como recursos e garantias nas áreas de educação, saúde, regularização fundiária, assistência social, entre outros temas. Por fim, os índios manifestaram apoio ao trabalho realizado pela FUNAI, porém alertaram quanto à necessidade de reestruturação do órgão para atender as demandas crescentes dos povos.

A medida provisória está na pauta do Plenário pronta para ser apreciada, porém tem sido alvo de criticas e objeções pelo PPS, DEM e PSDB. Abicalil garantiu que levará o pedido ao líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE-PT).

Além de Abicalil e representantes da FUNAI, participaram da audiência os líderes indígenas responsáveis pela região Sul, Darã; dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, Lindomar; do estado de Tocantins, Lazaro; do estado de Mato Grosso, Edmundo; do estado do Amazonas, Valtenir; e da região Norte, Sarmento. Também participaram os deputados Eduardo Valverde (PT-RO) e Rosinha (PT-PR).

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100