Em nota divulgada nesta terça-feira (30), o deputado Padre João (PT-MG), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, manifestou solidariedade à procuradora federal Ela Wiecko. Após ampla difusão na Internet, também nesta terça, de um vídeo na qual aparece participando de um ato contra o governo golpista do usurpador Michel Temer, a procuradora renunciou ao cargo de vice-procuradora-geral da República.
Na nota, Padre João destaca o compromisso histórico de Ela Wiecko com os direitos humanos e bandeiras afins. Confira abaixo o texto na íntegra:
NOTA PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE A ELA WIECKO
Ela Wiecko é uma das maiores autoridades do país na área dos direitos humanos. Sua trajetória, dentro e fora do Ministério Público Federal, é exemplar e digna de gratidão e reconhecimento.
Colaboradora de anos e anos desta Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Ela Wiecko é uma referência em lutas essenciais à nossa democracia: contra o trabalho escravo, pelos direitos dos povos indígenas e quilombolas, pela igualdade racial e de gêneros, pela ética na política. Uma pessoa cuja sensibilidade social e compromisso com a Justiça são indissociáveis de sua atividade profissional e posicionamento cidadão.
Respeitamos sua decisão de renunciar ao cargo de Vice-Procuradora Geral da República, registrando, no entanto, a lacuna que se abre na instituição neste momento delicado da vida nacional, com tantos riscos à democracia e aos direitos humanos. Sabemos que poderemos continuar contando, como sempre contamos, com sua atuação funcional destemida e consequente na defesa dos direitos fundamentais do povo brasileiro.
Deputado Padre João
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
—
PT na Câmara