O deputado Gilmar Machado (PT-MG) destacou nesta quarta-feira os resultados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo federal já concluiu 46,1% das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos de R$ 302,5 bilhões.
Segundo o deputado, o balanço divulgado pela secretária-executiva do programa, Miriam Belchior, ocorre “em um momento extremamente favorável para o País”. “A economia brasileira voltou a crescer, impulsionada tanto pelo mercado interno que respondeu positivamente às medidas anticíclicas adotadas pelo governo federal, quanto pela retomada dos investimentos”, disse.
De acordo com Gilmar Machado, o PAC marca o “renascimento da indústria naval brasileira”, com a construção do petroleiro João Cândido – o primeiro feito inteiramente em solo nacional desde 1997. “O Brasil colhe hoje os frutos de uma política responsável que combina estabilidade econômica, crescimento de emprego e renda, expansão do crédito e aumento do poder de consumo com a universalização do acesso à serviços públicos e com políticas de inclusão e de redução da desigualdade social e regional”, afirmou.
O deputado afirmou ainda que o PAC teve reflexo na geração de empregos, com a criação de 305 mil postos com carteira assinada apenas no mês de abril. “No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, foram geradas 962 mil vagas formais – um recorde histórico para o período. Com a economia aquecida, as expectativas de mercado apontam para o crescimento do PIB acima de 5% em 2010”, disse.
Equipe Informes