CCJ aprova projeto que dá mais agilidade ao processo penal

Genoino_D-2A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o parecer do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) ao projeto de lei (PL 4208/01), do Executivo, que altera o Código de Processo Penal. De um modo geral, as principais alterações dizem respeito ao tratamento estruturado das medidas cautelares e da liberdade provisória. Com o projeto, a aplicação das medidas cautelares passa a observar a necessidade constatada na investigação ou instrução criminal, assim como a adequação da medida à gravidade do crime.

O projeto coloca a prisão preventiva como medida excepcional, só aplicável quando não for possível a aplicação de outra medida cautelar. O projeto também estabelece as circunstâncias em que a pessoa poderá ser presa e prevê a garantia da comunicação da prisão ao juiz, à família, ao advogado ou à defensoria pública.

O texto determina ainda que a prisão preventiva só será decretada nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade superior a quatro anos ou se houver reincidência em crime doloso. Ou ainda se o crime praticado envolver violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente, idoso enfermo ou pessoa com deficiência.

Outra inovação é a supressão da previsão da prisão administrativa e a reformulação da fiança, alargando as hipóteses de sua aplicação e aumentando consideravelmente seu valor.Prevê, também, a criação de um banco de dados a ser mantido pelo Conselho Nacional de Justiça que irá registrar todos os mandados de prisão expedidos.

O texto foi lido pelo deputado Jose Genoino (PT-SP) na CCJ. “A iniciativa faz parte da reforma do código do processo penal e é importante porque dá mais agilidade e funcionalidade ao instituto da prisão cautelar”, disse.

Com o projeto, afirmou, eliminam-se as várias exigências e a burocracia para se decretar a prisão cautelaR. “Isso moderniza a legislação e dá mais celeridade ao processo penal. Houve um grande empenho do governo para aprovar esse projeto”, defendeu. O próximo passo será a votação em plenário. Segundo Genoino, a tendência é de aprovação por consenso.

Gabriela Mascarenhas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100