No dia do Estudante, governo golpista anuncia corte de recursos para a educação, petistas classificam com um crime de lesa-pátria

estudante11082016

Parlamentares da Bancada do PT criticaram duramente anúncio do governo golpista de Michel Temer de cortes significativos nos orçamentos das Universidades Federais para 2017. Segundo o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, no portal do Ministério da Educação (MEC), o governo Temer prevê cortar até 45% dos recursos previstos para investimentos nas universidades federais em 2017, na comparação com o orçamento deste ano.

Já o montante estimado para custeio deve ter queda de cerca de 18%. Segundo cálculos de gestores, serão cerca de R$ 350 milhões a menos em investimentos para as 63 federais – na comparação com os R$ 900 milhões previstos para o setor neste ano. As instituições já vivem grave crise financeira, com redução de programas, contratos e até dificuldades para pagar contas.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), presidente da Frente Parlamentar pela implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), classificou como “um crime de lesa-pátria” o corte nos investimentos das universidades federais. “Reduzir investimentos no ensino superior público é um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro. Não é só um golpe à democracia, é também a destruição de direitos sociais fundamentais e a educação é a melhor herança que se deixa para os filhos de uma pátria.

Essa ação do governo golpista de Temer significa exclusão dos jovens para acesso à educação”, reiterou o petista.

Para o deputado Angelim (PT-AC), coordenador do Núcleo de Educação da Bancada do PT na Câmara, o corte nos investimentos das universidades federais é inaceitável e prejudica as instituições federais de ensino superior. “Qualquer que seja o corte prejudica o fortalecimento do ensino superior e vai comprometer o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Em sua página no Twitter, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) lamentou o corte na educação superior anunciado pelo governo golpista de Michel Temer. “A juventude pede mais investimento em educação e, em pleno Dia do Estudante, o governo golpista fala em reduzir verbas para as universidades”, disse.

A nova previsão de corte de orçamento para as universidades federais brasileiras pode gerar um colapso no ensino superior. É o que prevê o coordenador geral da Campanha Nacional para o Direito à Educação, Daniel Cara. Para ele, o governo Temer está cortando recursos da educação sem fazer um debate.

Em nota, o MEC informou que “a iniciativa se alinha ao equilíbrio fiscal para que o País saia da crise”.

PT na Câmara com Agências
Foto: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo