João Daniel participa de reunião com presidente da Câmara para pedir o encerramento dos trabalhos da CPI do Incra/Funai

jDaniel indios Maia

Na tarde desta terça-feira (9) o deputado João Daniel (PT-SE), coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara, participou de reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), juntamente com outros parlamentares e representantes dos povos indígenas e movimentos sociais no campo. No encontro eles manifestaram preocupação com relação ao andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Incra/Funai e solicitaram o encerramento dos trabalhos da comissão.

Formada em sua maioria por deputados da bancada ruralista, a CPI tem sido alvo de denúncia de estar atuando como instrumento de perseguição aos movimentos sociais e estimulado a violência no campo. Deputados do PT e outros partidos de esquerda já impetraram seis mandados de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisões do comando da CPI Incra/Funai.

Durante a reunião, foi feito ao presidente da Câmara o pedido de encerramento dos trabalhos da CPI. Isso porque o terceiro prazo de prorrogação da comissão, feito pelos ruralistas, acaba no próximo dia 17 e a solicitação dos parlamentares e representantes dos povos indígenas foi a de que não fosse renovado. Segundo João Daniel, o presidente Rodrigo Maia se comprometeu a não renovar.

O deputado João Daniel informou ainda que no encontro também foi debatida a proposta de emenda à Constituição (PEC 215), que trata sobre a mudança na demarcação das terras indígenas, transferindo essa atribuição do Executivo para o Legislativo, além de outros projetos conservadores que atacam diretamente as populações indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no Brasil, a exemplo do Código da Mineração.

“Esta audiência foi marcada a partir de pedido dos próprios povos indígenas e o Núcleo Agrário, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado neste dia 9”, disse o deputado. Para marcar a data, foi realizada no auditório Nereu Ramos, na Câmara, audiência pública sobre a violência contra os povos indígenas, com vários debates com a participação dos indígenas, movimentos sociais e parlamentares, da qual João Daniel participou.

De acordo com o parlamentar, foi uma reunião positiva, uma vez que o presidente da Casa se comprometeu a continuar debatendo esses temas e a não colocar em pauta nenhum projeto polêmico que não haja consenso com os líderes. “Estamos preocupados, atentos e apoiando todas as iniciativas dos movimentos sociais, populares, das articulações dos povos indígenas e quilombolas, contra qualquer tipo de perseguição e violência contra os movimentos sociais do Brasil, em especial os povos que já foram perseguidos e massacrados ao longo dos anos”, afirmou o deputado João Daniel.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo