Rio 2016: mídia estrangeira destaca protestos contra o golpe

capas jornais protestos

O governo golpista de Michel Temer (PMDB) se esforçou para esconder as manifestações que pediam a volta da democracia no Brasil, nesta sexta-feira (5), quando o Rio de Janeiro recebeu a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, mas a mídia internacional presente não deixou passar em branco.

Washington Post, LA Times, CNN e Forbes (EUA), Reuters (EUA), El Mundo (Espanha), Al Jazeera (Catar), Telesur (América do Sul), Télam (Argentina), Globovisión (Venezuela) e Al Arabiya (Arábia Saudita) são alguns dos veículos que noticiaram os protestos contra Temer.

A americana Forbes destacou a ausência da apresentação do presidente do País e as vaias que se ouviram durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. “Tradicionalmente, o presidente do país anfitrião é sempre apresentado antes da cerimônia de abertura dos Jogos. Não dessa vez.”

“O presidente interino Michel Temer, sentado à esquerda do presidente do Comitê Olímpico Internacional Thomas Bach, foi pulado, em uma clara quebra de protocolo”, notou a jornalista Shannon Sims. “O motivo é óbvio para qualquer um que esteja no Rio. Temer não queria receber as vaias de um estádio cheio, ou, pior ainda, o canto que se tornou cotidiano nas ruas do Rio nos dias de hoje: “Fora, Temer”. Após o fim da cerimônia, atualizou a notícia com as vaias ouvidas no Maracanã: “Michel Temer pegou o microfone no final da cerimônia de abertura, como é tradição. Ele foi amplamente vaiado pela torcida”.

imprensa internacional

O Los Angeles Times ironizou o fato do presidente interino não ter sido apresentado: “o público internacional pode muito bem perguntar: Quem é esse cara?” E explica: “Temer, um advogado de 75 anos, levou o país bruscamente para a direita desde que assumiu em maio e foi acusado de ganhar o poder através de um golpe parlamentar”.

A publicação destaca a baixa popularidade do presidente interino (11%) e diz que “maioria dos brasileiros quer Temer fora do poder, e menos de metade do país vê impeachment e iminente mudança de governo como constitucionalmente legítimo”.

Também afirma que alguns líderes globais estariam se afastando do campo minado político, e que sindicatos dos EUA e liberais democratas pediram ao secretário de Estado John F. Kerry, que vai participar da Rio 2016, para não legitimar o governo Temer.

Dia de protestos

O principal ato desta sexta-feira (5) se concentrou na Avenida Atlântica, em Copacabana, organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O objetivo era fazer uma denúncia internacional do golpe no Brasil no dia da abertura dos Jogos.
Manifestações aconteceram também nas ruas que cercam o Maracanã, lugar da Cerimônia.

A agência Reuters informou que a polícia usou gás lacrimogêneo e granada para reprimir os protestos no Rio de Janeiro perto do Maracanã.

Para El Mundo, a notícia foi “protesto obriga mudança no trajeto da tocha olímpica“. O jornal escreveu que militantes de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos que participavam da manifestação bloquearam seis pistas da avenida que cerca a praia de Copacabana”.

O texto de Washington Post relata que “estas Olimpíadas foram capitaneadas pelo popular e carismático ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva” e reporta os protestos do movimento Ocupa Minc: “ocupantes dizem que não sairão até o impopular e interino presidente do Brasil, Michel Temer, deixar o cargo”. Cita também a manifestação de Chico Buarque na reabertura do Canecão, em que ele cantou “Apesar de você” para denunciar o autoritarismo no Brasil após o golpe de Temer.

Durante a tarde, a emissora CNN mostrou os atos ao vivo:

CNN

Já Al Jazeera noticiou o caso da menina de 10 anos de idade que estava perto de um protesto e foi atingida por uma bala de borracha em Duque de Caxias na quarta-feira (3).

“Alterado trajeto da tocha olímpica pelos protestos contra Temer” é o título da notícia da agência de notícias Télam.

O texto afirma que os organizadores da cerimônia se viram obrigados a alterar o trajeto para fugir das manifestações e que as pessoas seguravam cartazes com os seguintes dizeres: “ Fora Temer”, “Volta Querida”, “Stop Coup” (Parem o golpe) e “Temer out” (Fora Temer).

O site da emissora Globovisión ressaltou: “Protestos antes da festa de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio“.

Al Arabiya, em sua versão em inglês, noticiou a abertura das Olimpíadas e também descreveu Temer como o “impopular interino”.

Agência PT de Notícias

http://video.repubblica.it/dossier/rio-2016-olimpiadi-brasile/rio-2016-il-presidente-temer-parla-il-pubblico-lo-fischia/248595/248734

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100