O deputado Patrus Ananias (PT-MG) propôs na quarta-feira (3), na tribuna da Câmara, que “as pessoas de bem se coloquem de pé em defesa das políticas sociais” que o governo golpista de Michel Temer está destruindo. “É fundamental que as pessoas comprometidas com a justiça social e com a dignidade humana se coloquem de pé para continuarmos avançando e não retrocedermos nas grandes conquistas sociais que tivemos no Brasil nos últimos anos”, sustentou Patrus.
Invocando advertência atribuída a Jesus Cristo, de que “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”, o deputado considerou importante que a população brasileira “esteja atenta às políticas de desmonte dos direitos sociais, às políticas contrárias aos interesses dos pobres e das classes trabalhadoras”.
O que estamos vendo no Brasil, disse Patrus, é “um governo a serviço dos ricos, um governo a serviço do acúmulo do capital; um governo subserviente aos interesses do mercado”, o que explica a operação desmonte, por exemplo, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, que foi extinto.
“O Brasil está sob o governo das políticas contrárias à agricultura familiar na perspectiva da produção de alimentos saudáveis, do cooperativismo, da agroecologia”.
Na avaliação de Patrus, tudo indica que as conquistas sociais dos últimos anos estão correndo sérios riscos, ameaçadas “por políticas perversas e antipopulares do governo golpista e interino”.
Assessoria Parlamentar
Foto: AlexFerreira/Câmara