PT defende votação de cassação de Eduardo Cunha antes de eleição para presidência da Câmara

bancada presidencia

A Bancada do PT na Câmara, em reunião realizada hoje (11), concluiu que uma das condições essenciais para garantir a lisura da eleição para presidente da Casa será, antes, a votação, em plenário, da cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai analisar nesta terça-feira (12) o recurso do peemedebista contra o relatório que sugeriu a cassação de seu mandato.

Segundo o vice-líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), se a comissão julgar o recurso, o plenário poderá votar a cassação antes da eleição para a Presidência da Câmara, marcada para quarta-feira. Para ele, Eduardo Cunha continua exercendo influência na Casa, numa dobradinha com Michel Temer.

Na opinião de outro vice-líder petista, Henrique Fontana (RS), “Cunha contamina o processo de eleição”, por isso o processo de cassação de seu mandato deve ir o mais rápido possível para o plenário. “Não devemos nos conformar com a ideia de que Cunha continua manobrando a Casa”, disse. “Isso é necessário, possível, ajuda a democracia e qualifica a sucessão”, completou.

A Bancada do PT não lançará nome próprio para disputar a Presidência da Câmara, mas atuará para a construção de um nome comprometido com a democracia e o pleno funcionamento da Casa. Para a escolha desse nome, ficou decidido, pela bancada, que serão procurados os partidos e parlamentares que votaram contra o golpe que destituiu do cargo a presidenta legítima Dilma Rousseff.

Segundo o líder Afonso Florence (BA), até o momento não há a definição sobre qualquer nome, mas o ponto central é que não tenha se comprometido com o golpe para afastar Dilma, sob o pretexto de que teria cometido crime de responsabilidade, numa trama que dia após dia é desfeita.

O tema central da reunião da Bancada não foi a discussão de nomes, mas sim, de princípios que norteiem o mandato do novo presidente da Câmara. Segundo Florence, um dos pré-requisitos é que o candidato respeite a democracia e garanta a aplicação do regimento da Câmara de forma a garantir o seu funcionamento de maneira republicana.

Ele observou que durante o tempo em que Eduardo Cunha comandou a Casa, ele passou por cima do regimento, usando-o de forma casuística para se blindar das inúmeras acusações de corrupção que pesam contra ele, além de ter utilizado o cargo para abrir o processo de impeachment de Dilma por pura vingança, já que não teve o apoio nem dela nem do PT para evitar seu processo no Conselho de Ética da Câmara.

Segundo José Guimarães (PT-CE), é necessário consolidar uma candidatura que seja “anti-Cunha e anti-Temer”. Para ele, um dos desafios é eleger um candidato que possa “restaurar a dignidade e decência do comando do Parlamento brasileiro”.

Segundo Paulo Teixeira, diante da dinâmica das negociações, a Bancada deve se reunir novamente nesta terça-feira.

Assista ao vídeo abaixo com as entrevistas dos deputados Paulo Teixeira, Henrique Fontana e Carlos Zarattini (PT-SP).

PT na Câmara

Foto> Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100