O Partido dos Trabalhadores mais uma vez lidera a lista dos 100 deputados e senadores de maior relevância no Congresso Nacional, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Na seleção divulgada nesta sexta-feira destacam-se 22 parlamentares do PT como os mais atuantes do Congresso Nacional – são 16 deputados e seis senadores – número bem superior ao do PMDB – 17 parlamentares, partido que tem a maior bancada na Câmara e no Senado. Os líderes das bancadas petistas na Câmara e no Senado, deputado Fernando Ferro (PE) e senador Aloizio Mercadante (SP), estão na elite do Poder Legislativo.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e a líder do governo no Congresso Nacional, senadora Ideli Salvati (PT-SC), também estão entre os parlamentares mais influentes do Congresso.
Fazem ainda parte da 17ª pesquisa do Diap para mapear as principais lideranças do Parlamento os deputados petistas: Antônio Palocci (SP); Arlindo Chinaglia (SP); Geraldo Magela (DF); Gilmar Machado (MG); Henrique Fontana (RS); José Eduardo Cardozo (SP); Marco Maia (RS); Maurício Rands (PE); Pepe Vargas (RS); Ricardo Berzoini (SP); Sérgio Barradas Carneiro (BA); Vignatti (SC); Virgílio Guimarães (MG) e Vicentinho (SP).
Além dos líderes Aloizo Mercadante e Ideli Salvati, fazem parte da lista os senadores Delcídio Amaral (MS); Eduardo Suplicy (SP); Paulo Paim (RS) e Tião Vianna (AC).
Ascensão – O Diap também divulgou a relação dos parlamentares em ascensão. Nesta categoria 15 deputados do Partido dos Trabalhadores estão entre aqueles os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
Da bancada do PT na Câmara são considerados em ascensão os deputados: Carlos Zarattini (SP); Carlos Abicalil (MT); Dr. Rosinha (PR); Iriny Lopes (ES); Fátima Bezerra (RN); João Paulo Cunha (SP); José Genoino (SP); Maria do Rosário (RS); Nazareno Fonteles (PI); Odair Cunha (MG); Paulo Rocha (PA); Paulo Pimenta (RS); Paulo Teixeira (SP); Pedro Eugênio (PE); e Zézeu Ribeiro (BA).
Para elaborar a lista da elite do Congresso Nacional, o Diap escolhe aqueles parlamentares que, na sua avaliação, conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos considerados, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
Vânia Rodrigues