Líder do PT: renúncia de Cunha é tentativa de blindá-lo para evitar cassação do seu mandado

afonso florence 22 02 16

Como num jogo de cartas marcadas, o líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), avaliou que a renúncia previamente anunciada de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Presidência da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (7), tem por objetivo blindá-lo para salvar seu mandato. “A ideia é que Cunha continue servindo ao governo que ele elegeu. O governo de Michel Temer depende de Eduardo Cunha e de toda a sua base aqui na Câmara. Portanto, sua renúncia não é novidade. Com isso, se intensifica a tentativa do seu grupo de salvar seu mandato; bem como a tentativa de Temer de preservar a base de Cunha como base de sustentação desse governo”, analisou.

Muito embora o governo golpista necessite do apoio de Cunha, o líder petista mostrou que a situação do presidente afastado acabou trazendo transtornos ao Planalto. Florence lembrou que na noite de quarta-feira (6) Michel Temer sofreu o maior revés do seu governo no Plenário da Câmara, já que a base de Eduardo Cunha não garantiu a aprovação da urgência para um projeto de grande interesse do governo. Trata-se de um projeto de lei complementar (PLP 257/16) que define regras para a renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União por 20 anos.

O teor da proposta que está para ser votada é uma versão piorada do texto que foi negociado com o governo legitimamente eleito da presidenta Dilma Rousseff. Naquela ocasião, o PT havia incluído emendas para garantir os direitos dos servidores públicos estaduais, mas o governo ilegítimo de Temer preparou um relatório que exige que os estados adotem medidas que prejudicam esses servidores. Para o líder do PT, a derrota do requerimento de urgência foi emblemática. “Portanto, todos avaliam, inclusive nós, que essa instabilidade de Cunha – que tentava se manter na Presidência e ao mesmo tempo tentava salvar seu mandato – estava contribuindo para o trabalho da oposição no plenário”, analisou.

Com a renúncia de Cunha da Presidência, Afonso Florence confirmou que o Partido dos Trabalhadores defenderá o nome de algum candidato ou candidata para ocupar a vaga. Segundo o líder, a escolha levará em consideração um programa específico e a busca da unificação da minoria com outros setores da Câmara comprometidos com a autonomia da Casa em relação ao governo interino. A intenção é fazer frente aos ataques e à retirada de conquistas trabalhistas, sociais e previdenciárias.

“Então, de um lado, teremos as candidaturas que são do grupo do chamado ‘Centrão’ ou da antiga oposição, cujo compromisso é com a agenda de retiradas de direitos e de sustentação do golpe. Nós vamos do lado dos que defendem a autonomia da Câmara dos Deputados em relação ao Executivo e a preservação dos direitos sociais e trabalhistas do nosso povo, que estão sendo atacadas. Vamos apresentar uma candidatura do lado de cá”, detalhou.

Golpe – Sobre o processo de impeachment no Senado, Afonso Florence disse que a semana foi decisiva para a confirmação das posições contra o golpe e para que senadores e senadores, ainda com dúvidas sobre algum ponto, pudessem esclarecê-las. Além disso, mostrou que o presidente interino Michel Temer confirmou durante a semana o que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse em conversa gravada ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Segundo o líder, Temer, para surpresa do Brasil, retirou a urgência dos projetos de lei de combate à corrupção, enviados por Dilma Rousseff ao Congresso. A atitude é a comprovação do diálogo em que Jucá disse a Sérgio Machado que o objetivo de tirar Dilma do governo era barrar as investigações sobre corrupção.

“Portanto, na semana em que a presidenta apresentou uma defesa muito robusta no Senado, Michel Temer retirou a urgência dos projetos de combate à corrução, o governo sofreu um revés com uma derrota histórica no plenário da Câmara e Eduardo Cunha renunciou. Considero que há um processo de consolidação de uma expressiva votação no Senado contra o golpe, rejeitando o afastamento definitivo”, concluiu.

PT na Câmara

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/844010172366254/

Foto: Gustavo Bezerra/PTNACÂMARA

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100