Tentativa de acabar com TV Brasil atende interesses monopolistas, acusa Décio Lima

decio plenario s

O deputado Décio Lima (PT-SC) afirmou durante pronunciamento no plenário da Câmara que a intenção do governo ilegítimo, interino e golpista de Michel Temer de tentar acabar com a TV Brasil, e enfraquecer a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), atende aos interesses dos grandes veículos  de comunicação do País. Em defesa da comunicação pública, o parlamentar petista disse que, além de uma conquista da sociedade brasileira, a TV Pública favorece a livre circulação da informação no País, sem a influência do poder econômico.

“A TV Pública não é de um Governo, de um partido ou organização, ela é da sociedade e fruto de históricos debates com diversos setores que lutam pela democratização da comunicação no Brasil. Não iremos permitir mais esse retrocesso desse governo Ilegítimo, interino e golpista”, afirmou Lima.

O parlamentar catarinense lembrou que a proposta de fechar a TV Brasil ocorre após a tentativa frustrada de Michel Temer de intervir no comando da EBC. Logo que assumiu, Temer exonerou o jornalista Ricardo Melo da presidência da empresa pública e nomeou o também jornalista Laerte Rímoli, ex-diretor de comunicação da Câmara dos Deputados, convidado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência em 2014.

Apesar do esforço, Temer foi desautorizado pelo STF que determinou o retorno de Melo ao cargo. A lei que criou a instituição (Lei 11.652/08), fixa mandato de quatro anos para o cargo de direção da empresa não coincidentes com o de presidente da República. Por este entendimento, Ricardo Melo deveria permanecer na função até 2020.

 Ainda, durante o pronunciamento, o deputado Décio Lima desmistificou a suposta baixa audiência da TV Brasil, justificativa usada pelos defensores da emissora pública para a sua extinção. Segundo o petista, a audiência da TV Brasil supera em três vezes a população de Portugal, em seis vezes os leitores da revista Veja, em trinta vezes os leitores do jornal O Globo e em quinze vezes os assinantes da NetFlix.

“A TV Pública exibe mais de 40 horas semanais de programação infantil, maior exibidora do país de filmes nacionais. É a emissora que tem como princípio diversidade de gênero, raça e religião. O sucesso da TV Brasil talvez seja o motivo que esse Governo Golpista e interino queira fechar a emissora’, destacou Décio Lima.

Interesses– O petista disse ainda que a extinção da TV Brasil atende ao interesse monopolista das grandes empresas de comunicação do País.

“Capacho dos grandes veículos de comunicação, acabamos de saber que o seu ministro (de Temer) das Comunicações (Gilberto Kassab) acaba de nomear a advogada dos conglomerados de comunicações para revisar os planos de outorgas. Vejam só senhores, colocaram a raposa para cuidar do galinheiro. Não vamos permitir que apaguem a história e os bons resultados dessa emissora”, denunciou o petista.

Segundo informação divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, em 19 de junho, antes de ser nomeada para cuidar das outorgas de rádio e TV no ministério, a advogada Vanda Jugurtha Bonna Nogueira representava emissoras de rádio e televisão em dezenas de processos internos do ministério. Entre os veículos se encontravam afiliadas da Rede Globo como a TV Diário, de Mogi das Cruzes (SP), e a Inter TV, de Cabo Frio (RJ).

Héber Carvalho

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100