Comissão aprova criação de 500 cargos para médico perito do INSS

marcelocasal_pimentelA Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta semana o parecer do deputado Pepe Vargas (PT-RS) ao projeto de lei 5914/09, do Executivo, que cria 500 cargos efetivos de perito médico previdenciário. O deputado José Pimentel (PT-CE), ex-ministro da Previdência Social comemorou a aprovação.

“Com a contratação destes profissionais, por meio de concurso público, a Previdência Social estará mais próxima dos moradores e de suas famílias. A nossa meta é garantir que a perícia médica seja feita em até 15 dias entre a marcação e o atendimento médico”, explicou.

O deputado José Pimentel enfatizou que atualmente 75% das perícias médicas já são realizadas em até 15 dias, prazo em que o trabalhador que sai de licença médica e continua recebendo seu salário pelo seu empregador. “Chegaremos aos 100% quando estes 500 novos peritos estiverem trabalhando”. O deputado destacou que no início do governo Lula, em 2003, um trabalhador de licença médica aguardava até 180 dias para conseguir ser periciado no INSS e garantir o benefício previdenciário. “Isso gerava uma insegurança social, mesmo o benefício sendo retroativo ao 16º dia da licença médica. Pois, se o pedido fosse negado, o trabalhador ficava sem salário todo o período da licença”, acrescentou.

Os novos médicos peritos irão fortalecer a estrutura organizacional do INSS e serão lotados nas 720 novas agências da Previdência Social que serão instaladas ao longo deste ano e de outras 280 agências que serão criadas a longo prazo. Essas agências estão sendo instaladas em cidades com até 20 mil habitantes e fazem parte do programa do governo Lula de expansão da rede de agências do INSS.

O deputado José Guimarães (PT-CE) lembrou que a expansão da rede de atendimento do INSS vai beneficiar principalmente os tralhadores rurais. “É urgente e importantíssimo a abertura deste concurso para médicos peritos e o fortalecimento da estrutura da Previdência. A medida vai beneficiar o trabalhador mais humilde que muitas vezes tem que andar distâncias absurdas até as grandes cidades para conseguir ao menos agendar um atendimento”, afirmou.

O projeto, que foi aprovado também pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Trabalho, ainda precisa ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de seguir para a apreciação no Senado.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100