Wadih Damous: Confissões obtidas por coação em geral são mentirosas

WadihD gushta

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) afirma que a Operação Lava Jato “é uma matriz de produção de ilegalidades, arbitrariedades e violações da Constituição”. Ele é advogado, mestre em Direito Constitucional e do Estado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ). Sua vivência jurídica o faz defender uma urgente reforma estrutural no sistema político e judicial e a democratização da mídia e dos meios de comunicações.

O parlamentar também critica fortemente a extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos , temas agora discutidos no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania, pelo presidente interino Michel Temer. “É um governo inimigo dos Direitos Humanos”, diz o deputado em entrevista à Agência PT.

Como o sr. vê a extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos?

É a medida lógica desse governo. É um governo que se instalou num cenário de golpe, trata-se de um governo golpista. É um governo inimigo dos Direitos Humanos, das mulheres, dos negros, da população LGBT, da cultura. É uma medida lógica de um governo que tem nos Direitos Humanos algo desagradável, que não diz respeito à sua pauta e à sua agenda. Essa é mais uma entre tantas razões para combater esse governo golpista.

Há uma perseguição judiciária e midiática contra o PT?

Sim, e não é de hoje. O PT nunca foi bem quisto pela grande imprensa. Nunca. Desde o chamado mensalão para cá, resolveu-se tirar o PT da cena política. E isso está se aperfeiçoando com a chamada Operação Lava Jato. A operação tem, inclusive, aspectos fascistas em sua condução. É uma matriz de produção de ilegalidades, arbitrariedades, violações da Constituição e da lei, e o PT é o alvo principal. Os outros segmentos político-partidários estão cometendo uma ingenuidade. Hoje é o PT, amanhã serão eles. Uma das fontes dessa degenerada e malfadada operação Lava Jato é a Operação Mãos Limpas, na Itália, que simplesmente dizimou a classe política e permitiu que chegasse ao poder um indivíduo corrupto e fascista como o (Silvio) Berlusconi. Parece que querem ir pelo mesmo caminho no Brasil. Infelizmente, não se fez a regulação da mídia e temos uma mídia golpista controlada por meia dúzia de famílias. Uma mídia comprometida com o golpe e com a criminalização do PT.

Como é seu projeto que altera a forma como são feitas as delações premiadas?

O projeto procura aperfeiçoar o ordenamento jurídico brasileiro e aperfeiçoar o chamado instituto da delação premiada. Eu sou de uma época, e continuo sendo, que delação é coisa de canalha. O dedurismo é algo que simplesmente fere qualquer ética. Até os bandidos costumam ter em seu estatuto ético não delatar. Agora o Estado trouxe para o plano do ordenamento jurídico algo absolutamente aético e imoral como a delação. Mas já que está no Direito não vou discutir. Agora, que haja um mínimo de respeito a determinados princípios jurídicos, como o princípio da presunção de inocência. Qual é a pilar da Operação Lava Jato? São as prisões ilegais, prisões preventivas sem prazo, que (é algo que) não existe. A lei estabelece requisitos para a prisão preventiva. Mas a Operação Lava Jato estabelece a prisão preventiva por tempo indeterminado, para obrigar quem está preso a delatar. Coagem e ameaçam não só o preso como a sua família. Dizem que se não delatar – e, óbvio,são delações seletivas -, vão implicar filhos, maridos, esposas. A Operação Lava Jato, na verdade, não mostra a eficiência da investigação. Hoje, os meios tecnológicos para fazer investigação estão à disposição do Ministério Público, da polícia. Mas preferem ir pelo caminho mais curto. É um caminho que não necessariamente é verdadeiro. Confissões obtidas por coação normalmente são mentirosas, ou parcialmente mentirosas. Em nome de um chamado combate à corrupção, na verdade está se promovendo a maior corrupção de todas, que é corromper a Constituição.

Como o PT pode barrar o golpe no Senado?

Os senadores que estão atuando contra o golpe têm tido um papel extraordinário. Mas quem barra o golpe é o povo. O golpe não vai se consolidar definitivamente ainda que tenhamos no Senado uma votação desfavorável. O golpe é um processo, ele ainda pode vir a ser derrotado mais à frente. Mas até lá a mobilização tem que ser permanentemente e a atuação dos nossos senadores tem que se manter da forma que vem sendo adotada, com combatividade, com clareza jurídica, com discernimento político. Enfim, com o combate em prol da democracia que eles estão desenvolvendo.

Agência PT de Notícias

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100