O deputado Vicentinho (PT-SP) registrou, em pronunciamento no plenário, acordo firmado com os trabalhadores químicos da indústria Basf-Demarchi, em São Bernardo do Campo (SP), para a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais. “Esse acordo é resultado de muitas lutas e vai propiciar, além de melhores condições de trabalho, maior convivência dos trabalhadores com suas famílias e a contratação imediata de aproximadamente 100 trabalhadores”, explicou Vicentinho.
Ele afirmou ainda que esse acordo “quebra qualquer argumento de deputados que falam que redução de jornada não adianta e não gera emprego. Se uma redução em uma empresa do porte da Basf, no ABC, imediatamente gera 100 empregos diretos, imaginem o que pode gerar indiretamente”, disse Vicentinho.
O parlamentar petista defendeu ainda a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95), que reduz a carga horária máxima semanal de 44 para 40 horas e aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%. O relatório, de autoria do deputado Vicentinho, já foi aprovado em comissão especial e está pronto para votação no plenário.
“A conquista do Sindicato dos Químicos do ABC nos anima, porque a redução da jornada passa a ser uma realidade. Não pedimos 36 horas. Pedimos 40 horas semanais, resultado de importante diálogo aqui na Casa. Por que esse projeto, tão importante para a família e para o trabalhador, não é colocado em votação, neste momento tão importante? Por isso, as centrais sindicais fazem a luta, mobilizam-se e pressionam”, frisou Vicentinho.
Gizele Benitz