O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, conselheiro do Instituto Lula e da Iniciativa África, foi nomeado na quinta-feira (23) novo diretor-geral da Unitaid, entidade da ONU que organiza a compra e a distribuição de medicamentos a nações em desenvolvimento.
Amorim foi indicado ao posto pela presidenta Dilma Rousseff, e assume o posto com o desafio de aumentar o número de países doadores da iniciativa. A Unitaid foi fundada em 2006 pelos governos de França, Brasil, Chile, Reino Unido e Noruega com o objetivo de criar mecanismos de financiamento inovadores e organizar a compra de medicamentos destinados ao combate à Aids, tuberculose e paludismo em países em desenvolvimento.
O Instituto Lula e seus colaboradores parabenizaram o conselheiro e manifestaram desejo que ele possa seguir contribuindo para um mundo mais justo e menos desigual à frente da Unitaid.Celso Amorim dará uma conferência no dia 4 de julho, organizada pelo Instituto Lula, intitulada “Em defesa de uma política externa ativa e altiva”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no seguinte link: http://www.institutolula.org/conferencia-em-defesa-de-uma-politica-externa-ativa-e-altiva-por-celso-amorim.
Instituto Lula
Foto: José Cruz