O deputado João Daniel (PT-SE) ocupou a tribuna na terça-feira (21) para criticar a repressão e o massacre que os professores e a comunidade escolar estão sofrendo no México. “O governo mexicano está massacrando o povo para impor a reforma educacional que traz retrocessos e beneficia uma elite minoritária”, disse.
Pra ele, a luta de centenas de milhares de professores agora é a luta de todos os povos do México. “Os povos do México, especialmente nossos queridos professores, estão enfrentando um grande monstro que não só quer fazer da educação um negócio, mas principalmente adaptar a educação e a cultura a um modelo econômico em que as maiorias nacionais são excesso de população condenado ao extermínio”.
Segundo o deputado, a luta contra a reforma educacional foi transformada pelo Estado na luta contra um inimigo interno. “Luta contra o terrorismo de Estado, assassinatos, ataques com armas de fogo, a ocupação militar das comunidades, detenção arbitrária, manipulação e linchamento da mídia, mesmo violando a Convenção de Genebra, que rege as guerras”, disse.
“Exigimos a instalação de uma mesa de negociação nacional para acabar com a guerra contra as comunidades e definir o caminho para cancelar a reforma educativa e fazer uma mudança para o sistema nacional de educação das comunidades, cidadãos e professores”, enfatizou.
PT na Câmara