A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei (PL 4.651/09), de autoria do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que inclui o ensino de História como conteúdo obrigatório em todas as séries do ensino médio. O projeto acrescenta que o ensino de História do Brasil deverá levar em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação da população,”especialmente das matizes indígena, a africana e a européia”, diz o texto.
Segundo Gilmar Machado, a disciplina de História sempre foi reconhecida como importante “para a formação de cidadãos éticos, críticos, sujeitos e protagonistas”, disse.
“Em outras palavras, é determinante para a formação do caráter dos cidadãos. O projeto tem como principal objetivo transformar em expresso mandamento legal a inclusão obrigatória da disciplina de História na grade curricular no ensino médio no país. É uma matéria que representa um elemento auxiliar na formação do pensamento crítico dos jovens, propiciando melhores condições para o exercício da cidadania e formação plena”, defendeu Gilmar Machado.
Equipe Informes