O deputado Paulão (PT-AL) criticou nesta quarta-feira (15) em pronunciamento no plenário da Câmara o desmonte das Estatais patrocinado pelo governo interino e golpista de Michel Temer. De acordo com o parlamentar, um dos meios utilizados para alcançar esse objetivo é a aprovação do PL 4.918/16, que afasta a representação dos trabalhadores do Conselho de Administração das empresas. A proposta foi aprovada na terça-feira (14) no plenário da Câmara, e retornou ao Senado para apreciação.
“Na realidade, é um caminho para voltar o processo de privatização, o desmonte das estatais, fazendo com que, inclusive, no Conselho da Administração, os trabalhadores não tenham representação, como também os representantes dos sindicatos, que representam os trabalhadores”, explicou.
Segundo ele, a ideia da privatização das Estatais foi iniciada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso e depois interrompido, e que agora volta sob a influência de José Serra, ministro das Relações Exteriores.
“Ele (Serra) servirá de mascate para vender o processo de soberania nacional, trabalhando como foco a Petrobras e as grandes empresas estatais”, disse Paulão.
O parlamentar criticou ainda outra proposta do governo golpista que cassa a representação dos trabalhadores nos fundos de previdência. Segundo ele, seria uma medida justa que nessas instituições “houvesse representantes dos que pagam e recebem as aposentadorias”.
“E o governo apresenta um projeto em que cassa de uma vez, de forma autoritária, toda a representação dos trabalhadores. Isso é muito grave. Afinal de contas, os fundos giram em torno de 700 bilhões de reais, um valor considerável em qualquer parte do mundo, e servem para alavancar o crescimento. Desta vez vão servir para alavancar e alastrar o processo de privatização. Esse é um projeto lesa-pátria, que a gente denuncia aqui na Câmara dos Deputados”, ressaltou.
Héber Carvalho
Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara